Inspeção aérea
Defesa Civil realiza sobrevoo para observar melhor a realidade das áreas de risco de João Pessoa
24/09/2021 | 17:00 | 1057
Técnicos da Secretaria da Defesa Civil João Pessoa realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), um sobrevoo pelos rios e barreiras de toda a Capital paraibana. O objetivo da ação foi conhecer melhor a realidade de algumas áreas de risco para a realização de um estudo para a melhoria da cidade, que faz parte do Programa João Pessoa Sustentável – parceria da Prefeitura Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Trata-se de uma inspeção aérea, nos principais pontos e locais de riscos já identificados e monitorados pelo órgão, para a consecução do Plano Municipal de Gestão Para Redução de Desastres, objetivado no Programa João Pessoa Sustentável”, explicou o secretário da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves.
O propósito da inspeção aérea é atender a demanda exigida pelo BID, através da Unidade Executora do Programa, que estabelece a elaboração do Plano Municipal de Gestão Para Redução de Desastres. “A missão é subsidiar de maneira clara, ao professor Mário Jorge Freitas, consultor contratado pelo programa, na elaboração desse plano, que justificará a necessidade dos investimentos reservados à Defesa Civil”, disse o engenheiro Antônio Esteves Neto, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, que participou do sobrevoo.
Durante o sobrevoo foram feitos registros dos trechos dos rios que cortam a cidade, das barreiras e encostas que requerem maior atenção e acompanhamento, como também das comunidades que constantemente são mais afetadas por intempéries naturais.
“O acervo de fotos das áreas que conseguimos coletar será de extrema importância para nós, não só para o fim originário que se destina, mas também como fonte de análises e avaliações futuras”, destacou o diretor de Operações da Defesa Civil Municipal, engenheiro José Renato Lins, que também participou da inspeção aérea.
As visitas e vistorias terão continuidade nos próximos dias, sempre acompanhando o consultor contratado especialmente para esse fim, na expectativa de, obedecendo ao cronograma definido pela UEP, a Defesa Civil de João Pessoa cada vez mais tenha a capacidade de melhor cuidar e servir à cidade.
“O objeto continuará de pé. Cuidar de João Pessoa, das pessoas e do seu futuro, como compromisso do prefeito Cícero Lucena e toda a equipe de governo”, enfatizou o secretário.
A inspeção foi realizada com a ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Segurança e da Defesa Social e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
-
Texto: Kelyanne Carvalho
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Renato Lins -
Secretarias
defesacivil joao-pessoa-sustentavel -
Tags
áreas de risco defesa civil João Pessoa Sustentável monitoramento de áreas de risco