Defesa Cilvil

Defesa Civil não registra ocorrências graves após fortes chuvas e soluciona pequenos transtornos

09/07/2020 | 15:28 | 620

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil não registrou ocorrências graves após o grande volume de chuvas da última madrugada, devido ao trabalho contínuo de redução de impactos. Pequenos transtornos foram solucionados durante a manhã desta quinta-feira (9). Houve o desabamento de dois muros, sendo um localizado na comunidade São Rafael e o outro no bairro do Muçumagro. No jardim Guaíba, o nível da água subiu e invadiu uma residência.

Durante o período da manhã, a Defesa Civil retirou todo o material da rua e calçada da comunidade São Rafael. Já no bairro Muçumagro, foi firmado um acordo com o proprietário do edifício, para que este reconstrua o muro que cedeu, visto que se trata de uma construção particular.

Os bueiros de passagem do Jardim Guaíba, que deveriam escoar a água da chuva, encontravam-se entupidos com lixo e vegetação. Sem passagem, a água da chuva invadiu uma residência ribeirinha. A Defesa Civil utilizou máquinas para realizar a limpeza dos bueiros, possibilitando o escoamento da água novamente.

“Se não houvesse essa quantidade de lixo que é jogado nas ruas, teríamos uma melhora significativa da situação. Quando realizamos as limpezas nas galerias, encontramos bastante lixo”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. Ele destaca o trabalho preventivo realizado durante todo o ano para redução dos impactos das chuvas, como drenagem em rios, poda em árvores, limpeza nas vias, entre outros.

O trabalho preventivo também é realizado com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana Emlur). Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue: 0800-285-9020.