‘João Pessoa em Ação’

Defesa Civil da Capital retoma ações de limpeza e desobstrução de rios e canais

20/05/2019 | 16:45 | 1473

A Defesa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou na manhã desta segunda-feira (20) os trabalhos de limpeza do Rio Jaguaribe, na altura do Jardim Guaíba e do Rio Cuiá, próximo a comunidade Frei Damião. Os serviços fazem parte da agenda semanal do Programa ‘João Pessoa em Ação’ e também sequenciam o trabalho de limpeza e desobstrução dos canais no bairro do Bessa, nas proximidades do Parque Parahyba.

Dando continuidade à agenda, nesta quarta-feira (22), será iniciado o desassoreamento do rio no Jardim Guaíba, localizado entre os bairros de Cruz das Armas e Cristo. O trabalho envolve ainda a limpeza do Rio Jaguaribe, no Bairro São José e a limpeza de galerias nos bairros da orla.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, admite que o lixo colhido é um dos grandes problemas que contribuem para a formação de alagamentos na Capital. “Infelizmente, uma parte da população não colabora e acaba jogando lixo nas ruas e galerias. Mesmo com o trabalho permanente das nossas equipes, esse lixo acaba acumulando nas galerias, o que prejudica o escoamento da água das chuvas, provocando alagamentos. É muito importante que a população faça o descarte adequado do lixo para evitar esse transtorno que atinge a todos”, alertou.

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.