Vigilância em Saúde

Curso sobre boas práticas para serviços de alimentação é ministrado para profissionais do ICV

15/09/2021 | 19:00 | 1178

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (15), a um curso destinado aos profissionais de nutrição e das cozinhas das unidades hospitalares da rede. O curso, cujo tema é ‘Boas práticas para serviços de alimentação’, teve como primeira turma a equipe de nutrição e da cozinha do Instituto Cândida Vargas (ICV).

A capacitação é ministrada pela nutricionista e diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Alline Grisi. Ela explicou que o principal objetivo é capacitar os profissionais que trabalham nas cozinhas dos hospitais municipais com foco em uma boa manipulação dos alimentos, seguindo um rigoroso padrão de higiene.

“Hoje começamos o curso no Instituto Cândida Vargas com as copeiras, cozinheiras e nutricionistas. Vamos estender esse benefício aos hospitais municipais Santa Isabel, do Valentina e Ortotrauma de Mangabeira, pois nossa meta é capacitar cerca de cem profissionais dessas cozinhas”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde.

Para Roberto Magliano, diretor geral do Instituto Cândida Vargas, esse curso é mais uma ferramenta de valorização do trabalho dos colaboradores. “Esse curso veio para otimizar e melhorar as boas práticas da nutrição e os cuidados com os alimentos entre nossos funcionários. Podemos também constatar a motivação da equipe em estar sempre aprendendo e melhorando através do conhecimento”, afirmou.

A nutricionista do ICV, Rosângela Macêdo, destacou que as boas práticas de manipulação dos alimentos servidos aos pacientes merecem ser observadas e implementadas por todos os profissionais envolvidos. “Esse novo conhecimento que podemos obter através dessa capacitação nos ajuda a formular e manter um padrão de alimentação saudável”.

De janeiro até esta primeira quinzena de setembro, o setor de nutrição do Instituto Cândida Vargas já ofertou mais de 35 mil refeições, distribuídas entre pacientes, acompanhantes e funcionários.