Mudança de estação

Cuidados com a saúde podem evitar doenças comuns durante a primavera

29/09/2018 | 09:15 | 3029

D R T . R J . 15855.

Com a chegada da primavera, a cidade costuma ficar mais bonita por conta da florescência das árvores, mas é importante ficar atento às doenças que são mais frequentes nesta estação e às complicações com a saúde que podem surgir com as mudanças climáticas. Por isso é necessário reforçar alguns cuidados com a saúde neste período do ano.

O médico clínico geral, Pedro Hermínio, explica que algumas complicações com a saúde são mais comuns em áreas de campo por serem decorrentes da polinização das plantas, como as manifestações alérgicas, mas outros problemas se repetem nos períodos de mudança de estação, a exemplo de rinite e da asma.

“Apesar de não termos as estações muito bem definidas em nossa região, é necessário ter sempre o cuidado com a prevenção das alergias, evitar contato com outra pessoa que esteja com alguma doença contagiosa e fazer o acompanhamento médico”, orientou.

O médico também destacou as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. “São doenças mais frequentes no verão, mas já começam a aparecer por conta do período chuvoso e quente, facilitando a proliferação do mosquito”, disse. Portanto, a prevenção deve ser redobrada, com o controle de depósitos de água limpa e parada em todos os locais.

Também começam a aparecer, neste período, mais casos de doenças exantemáticas, como catapora, rubéola e sarampo. “Como há uma maior disseminação viral, é fundamental que as pessoas estejam vacinadas contra essas doenças, pois é a principal forma de prevenção”, afirmou. As vacinas são distribuídas pela Rede Municipal de Saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro Municipal de Imunização (CMI).

Por fim, o médico aconselha que nunca é demais ter cuidados básicos como tomar água com frequência, manter uma alimentação saudável e manter os ambientes limpos e livres de poeira. Se necessário, procurar um médico e seguir corretamente o tratamento receitado pelo profissional.

Serviço – Na Rede Municipal de Saúde, as crianças alérgicas e com problemas respiratórios são atendidas no Hospital do Valentina, com atendimento 24 horas por dia em casos de urgência e emergência. Para o acompanhamento, as consultas devem ser marcadas na Unidade de Saúde da Família (USF) onde a criança é cadastrada.

Já os adultos, em caso de urgência e emergência, devem seguir para alguma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital , localizadas nos bairros: Oceania, Valentina Figueiredo, Bancários e Cruz das Armas. Para o acompanhamento, assim como as crianças, devem procurar uma USF, podendo ser atendidos na unidade ou encaminhados pelo clínico geral para atendimento de alergologista ou pneumologista na Policlínica Municipal Jaguaribe.

Devem procurar as USFs casos que necessitem de assistência básica com consultas clínicas como tosse, resfriado, febre, diarreia e vômito (que não ocasionou desidratação), coceira no corpo, dores nas articulações, dores na garganta sem febre, verificação de pressão e verificação de taxas de glicemia. Os casos de suspeita de dengue também são atendidos nas USF.