Na Estação Cabo Branco

Cuidadores da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada

07/12/2018 | 15:57 | 1976

Mais de 400 cuidadores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram de uma formação continuada na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A formação é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Especial.

A coordenadora interina da Educação Especial, Natália Vieira, destacou que o processo educacional é uma fase da vida que reflete diretamente no comportamento futuro dos indivíduos, é nessa fase que as pessoas aprendem a lidar com as dificuldades, obstáculos, limitações e diferenças. A educação inclusiva é essencial na formação e construção do caráter do indivíduo ainda na infância.

“Essa formação vai facilitar o trato desses profissionais com as crianças ou ajudar o aluno a ter um comportamento que ajude no convívio com os colegas. Essa é a importância do nosso trabalho com o auxílio dos psicopedagogos, que mostram como o cuidador pode intermediar e facilitar, no dia a dia, a vida de um aluno com necessidade especial.”, completou Natália Vieira.

Isabelle de Carvalho trabalha como cuidadora e ressaltou o papel do cuidador, tanto no campo do desenvolvimento físico quanto emocional das crianças que tenham a necessidade do acompanhamento desse profissional. “Eu trabalho com uma criança cadeirante e é importante que essas crianças recebam atenção especial. Nesta formação eu vou poder esclarecer algumas dúvidas que irão me ajudar na condução com o aluno. É excelente esse momento onde podemos trocar experiências”, frisou a cuidadora.