Música e arte

Crianças atendidas pelo CRAS Mandacaru se apresentam nesta quinta-feira no Hotel Globo

17/07/2019 | 16:00 | 1563

A musicalização infantil é uma ferramenta que ajuda crianças a evoluírem a sociabilidade, sensibilidade emocional e no desenvolvimento neuropsicológico. Visando melhorar estas habilidades, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferece oficinas de musicalização para crianças e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro de Mandacaru.

Na unidade, ligada ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro, são atendidas 52 crianças de 6 a 14 anos que recebem aulas de percussão. As crianças estão se preparando para sua primeira apresentação que será junto às crianças que fazem parte da Assessoria e consultoria para inclusão social (AC Social) cantando a música “Porta do Sol”, nesta quinta-feira (18), no Hotel Globo, às 15h. O evento também terá a participação de crianças e adolescentes de outras organizações sociais.

O professor Jório Silva confirma o quanto a musicalização ajuda as crianças a melhorarem na escola e também no convívio com outras pessoas, considerando que elas vêm de famílias em situação vulnerável. “É perceptível a transformação que vemos aqui. Muitos deles chegam tímidos e com dificuldade até mesmo em ler e escrever, mas com o tempo vão melhorando principalmente no trato social, em que eles passam a entender que este é um local seguro e de conhecimento para eles”, afirmou.

José Gledson, de 10 anos, que tem a alfaia como um de seus instrumentos favoritos, está animado para se apresentar com uma plateia. “Aqui é muito bom e eu gostei muito de cantar. Amanhã vai ser melhor ainda”, disse.

E na preparação para tal apresentação mais que especial, as crianças ensaiaram nesta quarta-feira (17) com o maestro Samuel Cavalvanti, que reforçou o quanto é importante este tipo de estímulo. “Encontramos aqui crianças muito boas, com afinidade com a música perceptível. Por isso é importante estimulá-las a irem além e tenhamos a oportunidade de vê-las crescendo e melhorando na arte”, reforçou.