Cuidado e acolhimento

Coordenadoria Municipal LGBT+ e de Igualdade Racial realizou mais de 170 atendimentos no primeiro semestre

05/07/2024 | 13:30 | 19

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial realizou, no primeiro semestre deste ano, 177 sessões de atendimentos desde o encaminhamento para diversas especialidades na área da saúde a assessoria jurídica, psicológica e social para pessoas travestis, mulheres e homens trans, cis, não binários, entre outras.

“Na Coordenadoria ofertamos encaminhamentos de saúde para psiquiatria, psicoterapia, ginecologista, endocrinologista, dentista e exame citológico com os nossos parceiros, além de oficinas sobre a pauta LGBT+ e Racial e também o acolhimento a todas pessoas que chegarem por demanda espontânea ou indicada. Disponibilizamos ainda consultoria jurídica para retificação de nome e gênero e outras no exercício do direito”, destacou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho.

Segundo Geraldo Filho, na área da saúde o serviço de psicologia continua liderando a procura, registrando este ano 53 atendimentos, seguido da psiquiatria, com 28, odontologia, com 25, endocrinologia 26, ginecologia 16, citológico 15, e dermatologia 7. “Neste semestre encaminhamos pessoas para o mercado de trabalho e conseguimos um saldo de cinco contratos”, ressaltou Geraldo Filho.

Conforme explicou, o serviço é voltado para população LGBT+ maior de 18 anos e pode ser solicitado através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou na forma presencial. “Para usufruir do serviço, o usuário precisa passar pela ficha de triagem e em seguida irá para a lista de espera para agendamento”, frisou.

Coordenadoria – Vinculada ao gabinete do prefeito, a Coordenadoria Municipal de Promoção da Cidadania LGBT foi criada pela Lei Municipal nº 12.400, de 5 de julho de 2012, com o objetivo de contribuir para o fomento de políticas públicas voltadas para os segmentos especificados.

O principal objetivo da coordenadoria é assessorar o Poder Executivo Municipal na articulação, formulação, implementação e monitoramento de programas, planos e ações afirmativas de reparação e combate às desigualdades sociais resultantes do processo histórico de exclusão e discriminação negativa, bem como promover a ascensão da população LGBT+.

Serviço: A Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial funciona em um prédio instalado no Parque Solon de Lucena, 216, aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 14h. Mais informações pelo WhatsApp 9 8730 6036.