Educação

Coordenadoria LGBT realiza oficina sobre diversidade sexual para alunos da Escola Tharcila Barbosa

16/10/2018 | 15:51 | 2151

O diálogo sobre temas relacionados à identidade de gênero e orientação sexual tem sido parte das oficinas realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Visando diminuir a LGBTfobia, a  Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial realiza, nesta quinta-feira (18), a partir das 13h, uma oficina sobre diversidade sexual e sexualidade, na Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca, no bairro do Grotão. A atividade é voltada para estudantes da unidade.

O responsável pela Coordenadoria LGBT da PMJP, Roberto Maia, mostra a importância de trazer esses temas para diversos estudantes da rede municipal. “Quanto mais falarmos sobre esses temas, menos preconceito haverá com os alunos e professores nas escolas. Estamos realizando essas oficinas de forma sistemática, nas 95 escolas de João Pessoa, para que os alunos do oitavo e do nono ano possam ver temáticas sobre diversidade sexual, gênero, modelos de famílias, racismo e  intolerância religiosa”, disse Roberto Maia.

As atividades realizadas pela Coordenadoria LGBT acontecem há mais de cinco anos e visam acabar com o preconceito nos ambientes educacionais. As oficinas deste ano vêm acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretária de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Outra oficina – Nesta terça-feira (16), a Coordenadoria LGBT realiza, na Faculdade Maurício de Nassau, uma oficina sobre diversidade sexual e gênero para estagiários de psicologia. “Estabelecemos uma parceria com a Faculdade no ano de 2018, no sentido de inserir os estudantes no estágio  e percebemos que tanto é uma experiência rica para os alunos de psicologia, quanto para os usuários LGBTs que precisam de uma escuta e um processo de psicoterapia para que possam falar sobre seus sofrimentos psíquicos”, informou o coordenador.

Serviço – O Centro da Cidadania LGBT está localizado no Parque da Lagoa, nº 196 e funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 14h, oferecendo assistência jurídica e psicológica, assistência social, práticas integrativas de saúde e cursos profissionalizantes com encaminhamento ao emprego em empresas parceiras. Os números de telefone para contato do Centro são 3218-9246 e 3222-8853.

Oficina sobre diversidade sexual e sexualidade
Local: Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca
Dia: Quinta-feira (18)