Inclusão

Coordenadoria LGBT participa de feira de recursos humanos e divulga Programa Transcidadania

07/05/2019 | 14:48 | 1964

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial participa nesta terça (7) e quarta-feira (8) de uma feira de recursos humanos da empresa de customer experience, Liq, divulgando todos os serviços ofertados pelo Centro de Cidadania LGBT. A participação é fruto de uma parceria entre a instituição e o Programa Transcidadania da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, a feira é uma vitrine para mostrar as ações e os serviços ofertados pela Coordenadoria. “Nossa participação, além de ser uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho, também reforça a parceria com as empresas privadas através do Programa Transcidadania para a inserção do público LGBT ao mercado de trabalho formal”, destacou.

Roberto Maia ainda ressalta que políticas e parcerias como essa contribuem para a melhoria na qualidade de vida, aumentando assim a expectativa de vida de pessoas travestis e transexuais, que é atualmente de 35 anos. “Nosso objetivo é fazer com que a população LGBT possa entrar no mercado de trabalho não apenas de forma compulsória, mas que também tenha direito a fazer uma escolha pela empresa, tenha acesso ao processo de recrutamento seletivo, tendo em vista que a maioria das empresas estigmatizam esse público nem permitindo fazerem a seleção convencional de emprego”, explicou.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos da Liq, Everson de Pádua, atualmente a empresa possui 10 profissionais trans no quadro de funcionários, contratadas por meio da parceria com o programa Transcidadania. “A iniciativa da parceria surgiu a partir do contato de Roberto Maia. Nossa intenção foi contribuir para que essas pessoas tivessem o mínimo de cidadania, direito de interagir com a sociedade e dar acesso aos demais direitos do trabalhador, já que poucos têm acesso ao mercado de trabalho formal. Fizemos um trabalho de humanização na Liq, com nossas empresas terceirizadas e todo corpo administrativo para garantir que a política do respeito fosse de fato propagada”, revelou.

Transcidadania- Desde a implantação do programa, já foram contratados 32 pessoas travestis ou transexuais com carteira assinada, tendo atualmente cerca de 300 pessoas cadastradas. A equipe observa o perfil de cada pessoa e qual a principal necessidade de cada uma.

Para fazer o cadastro no programa, basta apenas se encaminhar ao Centro de Cidadania LGBT, localizado no Parque da Lagoa, Centro, que funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 14h. Lá os interessados receberão todas as orientações necessárias.

O evento – A Feira ‘I Love RH’ faz parte de uma ação que tem como objetivo mostrar todos os produtos, serviços e parcerias na área de recursos humanos, tais como recrutamento de seleção, treinamento, saúde médica ocupacional, programas institucionais, parcerias educacionais e sociais.