17 de maio

Prefeitura de João Pessoa realiza roda de diálogo em alusão ao Dia de Combate a LGBTfobia

16/05/2024 | 16:30 | 100

Para marcar o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, comemorado em todo mundo nesta sexta-feira – 17 de maio, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, realiza uma roda de diálogo, – “Uma Luta Permanente de Direitos: Não à LGBTQIAfobia”. O evento ocorre a partir das 10h, na sede da Coordenadoria, situada no Parque Solon de Lucena, 216, no Centro da capital paraibana.

Para o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT de João Pessoa, Geraldo Filho, a realização desse evento é de extrema importância. “Para nós da Coordenadoria é uma data que tratamos anualmente. Para que possamos debater sobre o assunto, trouxemos nomes que têm um conhecimento técnico e a expertise para debater e estendemos o convite para toda a população, a sociedade civil para participar dessa discussão e da construção de uma sociedade comprometida com a diversidade de gênero e sexual”, reforça.

De acordo com ele, esse evento encerra uma série de atividades realizadas pela Coordenadoria para marcar o 17 de Maio, uma data histórica para a comunidade LGBTQI+ que remonta à 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID).

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT de João Pessoa, Geraldo Filho, está entre os debatedores da roda de diálogo, além de membros da Defensoria Pública da Paraíba; da Comissão da Diversidade Sexual da OAB- PB e ativistas da causa LGBT.

De acordo com a programação, após a roda de diálogo, haverá uma apresentação cultural, às 11h30 – Butterfly – uma dramatização sobre a vida e perspectiva da grande maioria das trans criadas em lares tradicionalistas. A apresentação é fruto de uma parceria da Coordenadoria com o Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena. O evento será encerrado às 12h com um coffee break.