Em Mangabeira

Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial realiza oficina nesta quinta-feira

17/07/2019 | 16:39 | 1383

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e de Igualdade Racial, realiza nesta quinta-feira (19), às 14h, uma oficina sobre Sexualidade e Igualdade Racial, para cerca de 60 jovens dos 8º e 9º anos. Desta vez, a atividade será realizada na Escola Municipal Pedro Vaz de Camões, no bairro de Mangabeira.

Roberto Maia, coordenador Municipal de Promoção e Cidadania LGBT, diz que o projeto de oficinas itinerantes em escolas da rede municipal é realizado há 5 anos. “Percebemos a importância de diminuir o preconceito e a violência de gênero, LGBTfobia, racismo e intolerância religiosa, realizando oficinas de conscientização aos jovens das escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa”, destaca Roberto.

Ele diz que nestes cinco anos a experiência que se tem é de boa receptividade da parte dos alunos e alunas e o corpo docente das escolas.

Parceria – Também nesta quinta-feira (19), a partir das 13h, outra Oficina sobre Privilégios e Desigualdades será realizada na Escola Municipal Rui Carneiro, em Mandacaru. A ação é fruto de uma parceria com o Projeto Resistir, extensão do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A oficina será ministrada pela professora e coordenadora do Curso, Iara Salleiros.

Ela diz que o curso de extensão vem realizando oficinas nas escolas municipais, desde 2017, numa parceria também com a Secretaria de Educação (Sedec) e com a Secretaria Especial de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPPM). “Nessa escola, a ação vem sendo realizada desde março deste ano”, assinala a professora.

Ela fala sobre a importância de se discutir o tema nas escolas. “Temos firmado parcerias para discutir questões de gênero, sexualidade, intolerância religiosa e racismo com o alunado das escolas, com o objetivo de conscientizar e enfrentar o preconceito, que nos últimos tempos têm se observado o crescimento na população”, admite Iara Salleiros.

Também na Escola Rui Carneiro, a juventude tem sido receptiva nas discussões. “Eles têm mostrado muito interesse e curiosidade sobre os temas, são muito participativos e envolvidos nas discussões, bem como a direção da escola”, destaca.