Webinário

Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial discute violência contra a juventude negra

15/12/2021 | 17:00 | 943

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa realizou, na tarde desta quarta-feira (15), através do Youtube da Prefeitura, o webinário Programa de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra.

O evento contou com palestras de Lucian Souza, que faz parte do Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); de Crys Pereira, do Núcleo Antirracista do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria; além de Roberto da Silva Santos, vice-presidente da Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Paratibe.

Lucian Souza destacou a importância de discutir o assunto, já que de acordo com números de violência, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no País. “A sociedade brasileira e, por consequência, a paraibana e pessoense, é estruturada a partir do racismo, que se reflete em vários aspectos, entre eles, a violência contra a juventude negra. Só pra ter uma ideia, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Então, debater uma política pública de enfrentamento à violência contra a juventude negra é, antes de tudo, salvar vidas”, ressaltou.

De acordo com Geraldo Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, o webinário faz parte de um programa que o órgão pretende realizar, a partir do próximo ano, nas escolas públicas da Capital.

“O objetivo do programa é a realização de oficinas junto às instituições de ensino da rede municipal para promover a formação de professores e profissionais da educação, bem como alunos do 8º e 9º ano, com ações pedagógicas de combate ao racismo e à violência contra a população negra”, explicou.

Pular para o conteúdo