Documento online

Controladoria-Geral do Município cria manual sobre competências legais e auditoria

26/05/2020 | 16:27 | 1477

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), criou o Manual da Controladoria-Geral do Município para abordar a legislação aplicável a procedimentos e rotinas quanto à execução de atividades pertencentes às competências legais do órgão, além de aspectos normativos de auditoria. Com uma linguagem objetiva e didática, o documento está disponível no Portal da Transparência, na Aba ‘Governo’ em Portarias e Manuais e pode ser acessado diretamente através do link: https://bit.ly/2WLFzeK

“O manual consolida as práticas que já vêm sendo adotadas pela CGM. O documento foi materializado pelos novos auditores e técnicos que ingressaram na gestão, por meio do concurso público, realizado em 2018. Também é uma forma de compartilhar o conhecimento que vem sendo construído, dentro da própria Controladoria. Isso robustece cada vez mais nossa atuação, já que agora possui um norte devidamente publicizado para toda a população”, destacou a controladora-geral do Município, Regina Santos.

Para o auditor Dyego Terceiro, “o Manual, além de ser um riquíssimo instrumento técnico, irá auxiliar na transmissão do conhecimento organizacional acumulado, visto que os servidores terão agora um documento formal apresentando e definindo as rotinas atinentes à CGM”.

O auditor e diretor de Planejamento Estratégico, Rafael Costa, destaca o fator colaborativo. “O documento foi construído a várias mãos, de forma colaborativa, e se balizou em normas técnicas já existentes, notadamente as da Controladoria-Geral da União-CGU, garantindo assim a atualização e a pertinência dos procedimentos abordados, inclusive com mapeamento de rotinas de trabalho remoto aplicáveis durante a situação decorrente da Covid-19, a exemplo da análise de processos em meio digital”.

De acordo com o secretário-adjunto da CGM, Thiago Lins, a publicação é de fundamental importância para o órgão. “O documento solidifica os conhecimentos e padroniza as metodologias de trabalho, tornando as ações de controle interno perenes no município de João Pessoa, além de fortalecer a atuação dos auditores e técnicos municipais de controle interno, em prol de uma gestão pública cada vez mais responsável e transparente”, explicou.

Nesse sentido, o Manual não se apresenta só como instrumento indispensável aos servidores da pasta, mas também como um guia prático para o público em geral que, a partir das informações ali disponibilizadas, dispõe de mais um instrumento de transparência pública e controle social da administração.