No Maranhão

Controlador-geral representa Prefeitura de João Pessoa na 46ª Reunião Técnica do Conaci

19/06/2023 | 16:30 | 515

O controlador-geral do Município, Diego Fabrício Albuquerque, está representando a Prefeitura de João Pessoa na 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), em São Luís, no Maranhão. O ciclo de palestras pode ser acompanhado através do Conaci Tv.

Na abertura do evento, nesta segunda-feira, aconteceu a palestra da professora Maria Elisa Moreira, que apresentou a ‘Jornada de Liderança do Conaci: Novos Caminhos, Novas Perspectivas’.

Nesta terça-feira, a gestora executiva do Movimento Mulher 360, Margareth Goldenberg, participará do painel ‘Visibilidade das Mulheres’. Em seguida, acontecerá o lançamento do livro ‘Mulheres no Controle: Tópicos de Controle Interno sob o Olhar das Mulheres’, com a presença de todas as autoras da obra.

“Fortalecer a presença feminina nas atividades de controle da administração pública é algo muito importante, pois as mulheres contribuem analítica e tecnicamente para a entrega das políticas públicas com um olhar e uma escuta mais humanizada e criteriosa. Temos que destacar que além de verificar a aplicação correta dos recursos públicos, o controle da administração pública é exercido através do controle social nas ações de transparência e ouvidoria”, destacou o controlador-geral de João Pessoa, Diego Fabrício.

Ainda na manhã desta terça-feira, serão discutidos os ‘Desafios Frente à Realidade de Controle dos Pequenos Municípios Brasileiros’. Além disso, o Conaci e o Banco Mundial apresentarão os resultados do Diagnóstico do Nível de Estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno dos Municípios no Brasil.

Na parte da tarde, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, e o controlador-geral do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão, vão apresentar a experiência Pempal na Albânia. Além disso, haverá a entrega das traduções dos manuais Pempal de 2022.

Para encerrar o evento, a Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte expõe a ‘Análise de banco de dados como ferramenta estratégica para a auditoria’.

Reunião Técnica do Conaci (RTC) – As RTCs são realizadas três vezes ao ano, em cidades dos Estados que integram o Conselho e em forma de rodízio com o objetivo de definir as diretrizes de atuação do Conaci, bem como avaliar temas específicos, inclusive, as temáticas e outros assuntos inerentes às atividades de planejamento do Encontro Nacional de Controle Interno.

Conaci – O objetivo do colegiado é estabelecer diretrizes de atuação e promover o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações para fortalecer o controle interno dos processos, programas e atividades governamentais e contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população pela União, pelos Estados e pelos Municípios.