Vulnerabilidade

Consultório na Rua e Ruartes reforçam atendimentos junto à população de rua em prevenção ao Covid-19

25/03/2020 | 10:55 | 2614

Os programas Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estão realizando diariamente visitas e abordagens a população em situação de rua no município.

As equipes do Consultório na Rua estão orientando sobre os cuidados para prevenção do Covid-19, além da distribuição de materiais de higiene, assim como material informativo e realizando a vacinação contra a gripe para os maiores de 60 anos. Também está acompanhando a saúde mental, agenda de consulta e exames dos mesmos.

“Estamos fazendo um acompanhamento também para avaliar e identificar precocemente caso haja alguém sintomático. Até o momento não tivemos nenhum caso que nos chamasse a atenção, mas estamos todos os dias nas ruas realizando este trabalho e caso seja necessário, acionaremos o Samu para atendimento”, explicou Luana Alves, coordenadora do Consultório na Rua.

Já o Ruartes continua realizando as abordagens a população de rua, conscientizando sobre os riscos do Covid-19, além de orientações sobre os cuidados de higienização e que elas também podem se dirigir ao Centro Pop, no Centro da cidade, onde poderão consumir café da manhã, tomar banho e receber o kit de higienização, além da ficha para o almoço no Restaurante Popular da Lagoa, que está sendo distribuído gratuitamente.

Consultório na Rua – O programa é formado por uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes sociais, divididos em quatro equipes, sendo duas no turno da manhã e duas à tarde. O trabalho funciona de forma continuada, em que as equipes da tarde voltam aos mesmos locais visitados pelos profissionais da manhã.

As equipes multiprofissionais realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso de álcool e outras drogas. A abordagem das equipes acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde os profissionais realizam as ações e serviços de distribuição de preservativo, educação em prevenção de DST/Aids, psicologia, enfermagem e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.

Ruartes – O serviço tem como objetivo assegurar o atendimento às pessoas em situação de rua, visando construir um caminho para saírem dessas condições. Além disso, é feito um resgate da cidadania através de atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.

A partir da identificação da situação destas pessoas, seja por meio de denúncia ou nas buscas ativas em áreas previamente planejadas, as equipes do Ruartes realizam o atendimento e direcionam para que os devidos encaminhamentos aconteçam, seja para a reintegração familiar, recâmbio para o município de origem, acesso à documentação civil básica, conselho tutelar, serviços de saúde, acolhimento institucional, cadastramento em programas sociais e outros serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).