Biênio 2023/2025

Conselho Municipal de Assistência Social encerra processo eleitoral em cerimônia de posse dos novos conselheiros

27/06/2023 | 15:30 | 690

O Conselho Municipal da Assistência Social de João Pessoa (Cmas-JP) reuniu, nesta terça-feira (27), os representantes das entidades governamentais e não governamentais que farão parte do conselho no biênio 2023/2025. O evento organizado pela Prefeitura de João Pessoa aconteceu na Faculdade Internacional da Paraíba, localizado no bairro Tambiá.

Alexandro Gonçalves de Oliveira, representante das entidades de atendimento à criança e ao adolescente, da Casa Pequeno Davi, foi escolhido como presidente do Cmas-JP, por decisão dos conselheiros da sociedade civil. E Silvio Romero Macedo de Brito foi escolhido como vice-presidente.

“A presidência é feita em conjunto com todos da sociedade civil, apenas com uma pessoa de indicação para ter um diálogo mais direto. Mas o presidente nem tem, nem deve tomar decisões individuais. O papel que o conselho tem é importantíssimo, principalmente para a sociedade civil. E como eu disse, essa presidência é coletiva”, destacou Alexandro Gonçalves.

Silvio Romero esteve presente representando o gabinete do prefeito, mas também se despedindo da função de presidente do Cmas-JP. “Gostaria de frisar alguns avanços que conquistamos ao longo desse pequeno espaço de tempo. E começo exatamente pela equipe técnica onde qualificamos e ampliamos a nossa equipe, a equiparação salarial dos profissionais de Serviço Social e a prontidão na aprovação das emendas. Menciono também o aumento do repasse das entidades para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos”, frisou.

Representando o Cmas-JP e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, Gilmara Andrea compôs a mesa de honra e reafirmou o compromisso do conselho com a política pública, em viabilizar o direito das pessoas e o acesso às tomadas de decisão na gestão pública. “Nosso papel como conselheiro é estar tomando decisões, sendo protagonistas desta política junto com a gestão, de estar fiscalizando e atuando para o melhoramento dos serviços que são ofertados a nossa população”, afirmou.

Entidades eleitas – No segmento de atendimento à criança e ao adolescente foram eleitas a Casa Pequeno Davi e a Aldeia Infantil SOS Brasil, como titular e suplente, respectivamente, e a Comunidade Doce Mãe de Deus. No segmento de atendimento ao idoso, foram eleitas a Casa Divina Misericórdia e o Lar da Providência Carneiro da Cunha, como titular e suplente, respectivamente, e a Vila Vicentina Júlia Freire.

Entre as associações comunitárias eleitas, a Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca) será titular, e o Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi) atuará como suplente. Além das Associações de Defesa da Saúde Sexual, Reprodutiva, Educação e Cidadania (Asserte) e dos Moradores do Conjunto Ivan Bichara (Amib), que também foram eleitas.

Dos representantes da pessoa com deficiência, foram eleitos o Instituto dos Cegos da Paraíba – Adalgisa Cunha e a Associação Paraibana de Equoterapia (Aspeq), como titular e suplente, respectivamente, e a Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (Ac Social). Das associações de trabalhadores, o Conselho Regional de Serviço Social foi eleito como titular, e o Conselho Regional de Psicologia como suplente. A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) vai representar o segmento de escola especializada.

Anne Albuquerque, representante do Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), falou sobre esta nova fase do conselho. “A expectativa para este novo biênio é que venham os desafios e que a gente consiga enfrentá-los, porque a gente sabe que não é fácil, mas a equipe do conselho é muito boa de trabalhar, então entramos como conselheiros com essa base dos técnicos e vai dar tudo certo”, observou.