Terapias alternativas

Conferência Municipal de Saúde tem espaço voltado para cuidados em práticas integrativas

30/03/2023 | 13:30 | 562

A Conferência Municipal de Saúde, que acontece até esta quinta-feira (30) no Espaço Cultural José Lins do Rego, oferece aos participantes do evento a Tenda de Cuidados em Práticas Integrativas. O ambiente é voltado para terapias alternativas e serviços básicos de saúde que estão sendo disponibilizados próximo ao Teatro Paulo Pontes até o encerramento da Conferência.

O espaço conta com Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) como massagem, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, fitoterapia, dança circular, biodança, ioga, meditação guiada, constelações, chacras, exposição de plantas medicinais e alimentação saudável. Também está disponível aos participantes serviços como aferição de pressão arterial e avaliação de peso com orientações nutricionais, em parceria com instituições de ensino.

“As práticas integrativas têm raízes na cultura popular, por isso, em parceria com a Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), agregamos também a agricultura familiar, em que estão sendo expostos os alimentos produzidos pelos agricultores. Para isso, uma mandala com representações desse alimento saudável e livre de agrotóxicos”, explicou Patrícia Margareth, coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Além das atividades ofertadas na Tenda de Cuidados em Práticas Integrativas, o evento ainda com as terapias coletivas de relaxamento, na solenidade de abertura e nas plenárias de encerramento dos trabalhos nos dois dias de Conferência.

Conferência Municipal de Saúde – A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa e Conselho Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar a situação da saúde pública na cidade, propondo diretrizes para a formulação de políticas públicas da área em níveis municipal, estadual e federal. Este ano, o tema da Conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Ao todo, o evento conta com 350 participantes inscritos, entre gestores, trabalhadores e usuários da rede pública de saúde de João Pessoa.