Atenção Psicossocial

Conferência de Saúde Mental começa nesta segunda-feira para equipes e usuários dos Distritos Sanitários

20/03/2022 | 14:00 | 761

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciam, nesta segunda-feira (21), as etapas distritais da Conferência de Saúde Mental. A programação segue até a próxima sexta-feira (25) e, a cada dia, acontecerá em um distrito sanitário da Capital. A etapa distrital será iniciada pelo Distrito Sanitário I, às 8h30, na Escola Municipal Oscar de Castro, localizada na Av. Lima Filho, n°147, Cruz das Armas.

As etapas distritais são etapas descentralizadas para a construção de propostas e definição de delegados para a Conferência Municipal de Saúde Mental, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril. Este ano o tema da Conferência é ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

Dentro do tema, os participantes estarão divididos em quatro eixos: Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

“Durante cada dia, usuários, trabalhadores da saúde e gestores do SUS da Capital vão discutir e elaborar propostas para serem referendadas na plenária final. Serão 20 propostas por Distrito Sanitário levadas à Conferência Municipal de Saúde Mental”, explica a representante da SMS no Conselho, Niedja Siqueira.

Confira o cronograma das etapas distritais:

21/03 – Distrito Sanitário I – Escola Municipal Oscar de Castro (Cruz das Armas)

22/03 – Distrito Sanitário II – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus V (Cristo)

23/03 – Distrito Sanitário III – Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

24/03 – Distrito Sanitário IV – Uninassau (Av. Epitácio Pessoa – Bairro dos Estados)

25/03 – Distrito Sanitário V – auditório de Fonoaudiologia da UFPB