Projeto itinerante

Comunidade Dubai participa das ações da Caravana de Serviços, que realiza 319 atendimentos

18/10/2024 | 17:00 | 26

A Caravana de Serviços da Prefeitura de João Pessoa esteve nesta sexta-feira (18) na Comunidade Dubai, no bairro Cidade Verde, em Mangabeira, e levou aos moradores ações gratuitas na área de assistência social, saúde, empregabilidade, direito do consumidor e cidadania. Os atendimentos começaram às 8h, totalizando 319, e a idosa Maria Salete chegou mais cedo à Rua Jorge Lucena de Moura, 381, para garantir vaga nas opções de embelezamento – cabelo, sobrancelha e unhas.

Moradora da comunidade, Maria Salete disse que está com 72 anos e não descuida dos cuidados pessoais e fazer as unhas é uma delas. “Quero ficar mais bonita, me sentir bem e este serviço está me proporcionando isso sem que eu precise gastar nenhum tostão, nem me distanciar muito de casa”, afirmou, acrescentando que é muito positiva a iniciativa.

A estudante Luzia Eloíse, moradora da região, também buscou atendimento na Caravana de Serviços nesta sexta-feira. Ela aproveitou para fazer uma consulta médica e realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST). “Também vim para fazer as sobrancelhas, já que é gratuito. Então é bom aproveitar e fazer o que puder e der tempo. Outras vezes que estiverem aqui, voltarei”, acrescentou.

O estudante Melsksedeque Gomes, morador da Comunidade Dubai, disse que foi ao local em busca do serviço de odontologia e aproveitou para fazer uso da auriculoterapia (técnica semelhante a acupuntura, que trabalha em pontos de pressão). “Para relaxar. Essa é a primeira vez que utilizo o serviço e é muito bom. Estarei presente na próxima agenda no bairro”, disse.

Já a disponibilidade de corte de cabelo gratuito oferecido pela Caravana chamou a atenção do aposentado Clernilton Leite, morador da Dubai. “Vim aqui com o intuito de só cortar o cabelo, mas acabei fazendo as unhas também para melhorar a aparência e o espírito. Gostei muito do serviço”, declarou, informando que nunca tinha participado da ação e que agora não perderá mais nenhuma agenda na comunidade.

A doméstica Sueli Pereira da Silva foi outra moradora da área que marcou presença na ação, em busca de serviços de embelezamento (unha e sobrancelha), auriculoterapia, atendimento médico e emissão do cartão SUS. “É um projeto maravilhoso, completo, que oferece diversos serviços em um único local, próximo a nossa casa. É uma grande oportunidade para nós que precisamos desses cuidados. Fazer tudo num só dia então, não tem preço. Eu não tenho nada a reclamar, só a agradecer”, finalizou.

Atendimentos – Dos 319 realizados nesta Caravana de Serviços, foram contabilizados 45 atendimentos do Bolsa Família; 26 emissões do Cartão SUS; 02 atendimentos do Programa Eu Posso; 02 atendimentos do Procon-JP; 02 atendimentos do Cras; 40 atendimentos médicos; 12 aferições de pressão arterial; 43 atendimentos de auriculoterapia; 12 atendimentos do dentista; 15 testes rápidos; 09 aplicações de vacinas; 10 atendimentos do nutricionista; 51 atendimentos da design de sobrancelhas; 10 de massagem; 20 atendimentos de manicure; e 20 cortes de cabelo.

Próxima agenda – No próximo dia 25, a Caravana de Serviços estará no Bairro das Indústrias, no Condomínio Vista Verde (Rua Florestal, nº 24). “Vamos levar todas essas ações – auriculoterapia, massagem, Cartão do SUS, atualização do Bolsa Família, Cras, Eu Posso, Procon, Odontomóvel, embelezamento e outros – para os moradores do bairro. Também estaremos com uma equipe de saúde fazendo palestra sobre a importância do autoexame nesse mês alusivo a prevenção do câncer de mama, para que as mulheres fiquem atentas à importância do autoexame e da mamografia”, destacou Raquel Feitosa, coordenadora da Caravana de Serviços da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Ela disse que a programação também inclui a distribuição de pipoca e algodão doce para quem comparecer a ação. Ela lembra que, para ter acesso a Caravana de Serviços, a população deve levar a documentação pessoal (original e cópia) e comprovante de residência.

Pular para o conteúdo