'Humaniza CHM'

Complexo Hospitalar de Mangabeira cria programa para acolhida humanizada de pacientes e acompanhantes

16/09/2022 | 16:00 | 849

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) iniciou o programa ‘Humaniza CHM’. A ação tem a finalidade e a proposta de desenvolver ações implementadas por grupos de trabalho, inteiramente voltadas para uma acolhida humanizada dos familiares, acompanhantes, cuidadores e pacientes da unidade hospitalar da Prefeitura de João Pessoa.

Este programa parte da premissa de que é possível uma maior integração de todos os envolvidos no processo de internação, pois o Complexo visa resgatar valores e, para tal proposta, é necessário um olhar diferenciado na acolhida, na reciprocidade e na capacidade de uma maior participação em ações que transformam atitudes simples em experiências construtivas e motivadoras.

“Este programa leva interação entre funcionários, cuidadores, pacientes e acompanhantes, para que eles possam se sentir mais acolhidos em um momento difícil que estão passando de saúde, pois acabam ficando fragilizados. Temos um olhar diferenciado porque não visa só o paciente, mas também o acompanhante que está ali há dias, dando suporte ao paciente longe de sua família e essa equipe de humanização acaba passando e sempre levando uma palavra de incentivo e um cuidado especial”, destacou Suelen Souza, assessora educacional em saúde do Nurepe – Núcleo de Residência, Estágio e Pesquisa do CHM.

O Programa Humaniza CHM elabora todas as estratégias de atuação, realizando rodas de conversa, dinâmicas de interação e apoio, encontros com familiares e acompanhantes, entre outras ações.

Pular para o conteúdo