Em Recife

Companhia de Dança de JP apresenta espetáculo ‘Sivuca – Poesia do Som’ no Festival CumpliCidades

14/09/2022 | 14:00 | 777

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, vinculada à Fundação Cultural (Funjope), foi convidada para participar, neste sábado (17), do Festival Cena CumpliCidades 2022, no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE), com o espetáculo ‘Sivuca – Poesia do Som’. O evento reúne várias companhias de dança do Brasil e da América do Sul. A apresentação da Companhia de Dança será a partir das 20h, e é descrito pela organização do evento como ‘a personificação da palavra cultura’.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que não há dúvida do sucesso e da afirmação criativa da Companhia de Dança. Ele enfatizou que, todas as vezes que a Companhia participa de um festival, consegue mostrar a potência criativa da cidade de João Pessoa.

“Nós ficamos muito felizes porque criamos essa Companhia há um ano, em plena pandemia, ela já dá resultados concretos, participando de festivais, montando espetáculos próprios, fazendo um processo pedagógico com as crianças da nossa rede pública municipal de ensino. Isso nos deixa muito satisfeitos”, comemorou.

Stella Paula Carvalho, que coordena a Companhia de Dança de João Pessoa, compartilha da mesma alegria. “Estou muito feliz em ver nossa Companhia Municipal sendo conhecida por tanta gente. Em cada evento que participamos, as pessoas sempre chegam para dar os parabéns e falar do quão maravilhoso é esse projeto idealizado pela bailarina Tathiana Rangel e que, com a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena, está levando o nome da nossa cidade a convites que até então nem imaginávamos”, comentou.

Ela ressaltou que, na semana passada, em Campina Grande, os bailarinos foram convidados a participar de um evento em Miami, mas em virtude da data muito próxima, a viagem ficará para o próximo ano.

Segundo a organização, o número que será apresentado pela Companhia Municipal de Dança de João Pessoa ‘desmistifica a sanfona, levando-a às principais salas de concerto do mundo. A riqueza de suas composições permite que as coreografias despertem as mais diversas emoções, fazendo das melodias junto com a dança uma poesia para a alma’.

O Festival Cena CumpliCidades acontece de 10 a 30 de setembro e integra a Cena Expandida, articulação que reúne o Cena Cumplicidades – Festival Internacional de Artes da Cena (Feteag), Festival de Teatro do Agreste (Feteg), Festival Estudantil de Teatro e Dança (Reside), Festival Internacional de Teatro de PE, e o Transborda – as linguagens da cena, do Sesc-PE.