Nesta quarta

Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais debate LGPD com secretários municipais de João Pessoa

03/11/2021 | 11:00 | 1333

Integrantes do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais (CGPDP) e da Secretaria de Municipal de Gestão Governamental de João Pessoa realizaram, na manhã desta quarta-feira (3), o “Seminário sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O encontro teve como objetivo debater com os secretários e gestores a relevância da proteção de dados pessoais para o avanço da transformação digital, da governança e da transparência pública no âmbito da Prefeitura de João Pessoa.        

Para o palestrante Daniel Azevedo, encarregado de dados pessoais (DPO) do Município de João Pessoa, este evento representa mais uma importante etapa no processo de adequação do Município às regras de proteção de dados pessoais e privacidade. “Levamos aos gestores conhecimentos essenciais sobre a LGPD, bem como sobre as melhores práticas em segurança da informação. Munidos destas informações, os secretários poderão identificar servidores estratégicos em suas respectivas equipes para agir em conformidade com a Lei, executando determinadas tarefas”, explicou.

Ainda de acordo com Azevedo, essa descentralização irá fomentar uma cultura em favor da privacidade dos dados no município. “Além de facilitar a implementação das boas práticas nos órgãos, permite que funcionários colaborem com o processo de adequação, e, principalmente, sejam treinados e assimilem os comportamentos ideais para proteger os dados pessoais que tratam, firmando-se, deste modo, uma verdadeira cultura em favor da privacidade das informações dos cidadãos e dos próprios servidores”, completou.

Para a analista de sistemas e DPO do Município, Gizeuda Cariry, a Segurança da Informação é uma das maiores aliadas da Proteção de Dados, fazendo-se necessária para a conformidade com a LGPD. “É através da implementação de controles de segurança que se garante a tríade base da proteção: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade dos dados. Esses controles abrangem políticas internas e externas à organização e mecanismo de proteção e mitigação de acessos não autorizados e gerenciamento de riscos e para obter sucesso é imprescindível a participação e apoio da alta gestão dando corpo ao projeto de implementação”, destacou.

Pular para o conteúdo