Meio Ambiente

Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental se reuniu para planejar ações para 2023

01/12/2022 | 10:30 | 662

Integrantes da Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental de João Pessoa (Cimea JP), se reuniram esta semana no Hotel Verde Green para uma retrospectiva das ações realizadas em 2022 e planejamento para 2023.

A comissão Cimea JP tem o objetivo de implementar, efetivar, atuar e dar celeridade às políticas públicas de educação ambiental no município de João Pessoa. Foi implementada em agosto deste ano, com integrantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS),Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). As discussões teóricas e ações coletivas são norteadas pelas ciências da saúde ambiental e animal, educação formal e não formal, antropologia, agroecologia, história e etnografia e demais áreas do conhecimento que dialoguem com o saber popular e científico.

No evento de retrospectiva e planejamento foram apresentados quadros, confeccionados por estudantes de escolas municipais durante oficinas realizadas no Centro Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi, de Mangabeira). O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, fez a palestra de abertura, falando sobre os planos para a educação ambiental e parcerias para 2023, destacando as ações nas escolas municipais de João Pessoa. O secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, falou sobre a importância da comissão frente as ações executadas para melhoria e desenvolvimento da cidade de João Pessoa, tendo a educação ambiental como carro chefe de diversas ações da Prefeitura.

Cada integrante das secretarias presentes fez uma breve apresentação das ações realizadas em 2022 e ações para 2023. Suellen Finizola, integrante da Cimea representando a Semam, apresentou um vídeo com a retrospectiva das ações de 2022, além da proposta temática para 2023, com o tema Cimea na Escola. Ítalo Oliveira, coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, falou sobre teoria e prática do bem-estar animal aplicada nas escolas. Também estiveram presentes Maria Auxiliadora Clemente Dantas Reis, presidente da Cimea, representando a Sedec, Carol Estrela, da Emlur, Paulo Roberto Pê Celestino, da Gerência de Vigilância Sanitária Ambiental da SMS e Jaqueline Figueiredo, representando a Secitec.

Pular para o conteúdo