Mobilidade Urbana

Com faixas exclusivas, usuários do transporte coletivo e táxi economizam de 15 a 30 minutos no tempo de trajeto

09/04/2019 | 15:57 | 1858

Chegar mais cedo em casa depois do dia de trabalho virou uma rotina na vida de muitos moradores da Capital que são usuários do transporte público. Desde a implantação das faixas exclusivas para ônibus, o tempo de percurso dos coletivos que trafegam pelas vias beneficiadas foi reduzido de 15 a 20 minutos. A estimativa é da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). De acordo com a Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), a economia de tempo pode chegar a 30 minutos para os táxis.

A implantação das faixas está incluída naquele que é o foco da política de mobilidade urbana em João Pessoa: a priorização de um trânsito voltado principalmente para o transporte coletivo. “Hoje temos faixas em oito corredores de grande circulação na cidade e o objetivo é justamente garantir um tempo menor de percurso e a melhor fluidez para quem utiliza o transporte público”, explicou o superintendente adjunto da Semob-JP, Wallace Massini.

As faixas exclusivas estão localizadas no Parque da Lagoa Sólon de Lucena, Viaduto Miguel Couto, nas avenidas Epitácio Pessoa, Pedro II, Cardoso Vieira, Cândido Pessoa e Sanhauá e nas ruas Padre Azevedo e Padre Meira, totalizando 20 quilômetros de extensão.

Faixa liberada – Alguns outros veículos estão autorizados a utilizar a faixa exclusiva. Um deles é o táxi, desde que esteja transportando passageiros. De acordo com a Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), os veículos reduzem de 15 a 30 minutos de trajeto por utilizarem a faixa.

“Os usuários nos dão um retorno muito positivo, pois também economizam no valor pago, e os profissionais aprovam por poderem prestar um melhor serviço aos passageiros”, afirmou o presidente da Atac, Flaviano Oliveira.

Também estão autorizados a trafegar nos trechos os transportes escolares em horário de início e término das aulas, veículos de resgate, combate à incêndio, ambulâncias, viaturas policiais e operações de trânsito, desde que estejam em serviços de urgência. Para isso, precisam utilizar sinalização sonora e iluminação intermitente. Os demais veículos podem utilizar as faixas aos domingos e feriados.

Pular para o conteúdo