Substituição

Cícero Lucena anuncia Margareth Diniz como nova secretária de Saúde de João Pessoa

16/12/2021 | 17:00 | 1657

O prefeito Cícero Lucena anunciou, no final da tarde desta quinta-feira (16), a professora doutora Margareth Diniz como a nova secretária de Saúde de João Pessoa, substituindo o médico patologista Fábio Rocha que anunciou, através de carta-aberta, sua saída do cargo. A nova gestora da Saúde na Capital estava, desde o início do ano, na Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitec).

Nascida em Sousa (PB), Margareth Diniz é graduada em Medicina e Farmácia, especialista em Toxicologia Animal, mestre e doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio).

Em sua carreira como gestora, foi reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2012-2020, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde também exerceu a Diretoria Técnica, e foi membro do Conselho Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). É embaixadora do Parlamento de Inovação para o desenvolvimento institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Paraguai-MercoSul, pesquisadora permanente do Programa em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e do CNPq, e detentora da Medalha do Mérito Farmacêutico concedida pelo Conselho Federal de Farmácia.

Integra grupos de pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos da UFPB (pesquisadora); Grupo de Estudos em Fitoterapia Aplicada a Odontologia (GEFAO/UFPB) (pesquisadora); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) – UFRJ (pesquisadora); Investigação dos efeitos genotóxicos, citotóxicos, citoprotetores de produtos naturais e sintéticos frente a células procarióticas e eucarióticas – UFPB (líder); Núcleo de Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia e Biofarmácia – UFPB (pesquisadora); Plantas Medicinais e Tóxicas – UFPB (líder); e Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – UFPB (pesquisadora).

Pular para o conteúdo