Pioneirismo

CHM é o primeiro hospital do Nordeste a realizar artroscopia de ombro utilizando tecnologia de realidade virtual

30/08/2024 | 19:00 | 48

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), da Prefeitura de João Pessoa, mais uma vez foi cenário de um procedimento cirúrgico inovador, realizando uma artroscopia de ombro, utilizando realidade virtual. Trata-se de um procedimento ortopédico que permite explorar a articulação do ombro para diagnosticar e tratar lesões, melhorando a qualidade de vida do paciente. Esta é a primeira vez que um hospital da região Nordeste realiza esta cirurgia utilizando este tipo de tecnologia.

Segundo o cirurgião ortopedista Teófilo Vanomark, um dos médicos responsáveis pela realização da cirurgia, o procedimento consiste em inserir uma câmera acoplada a um canudo através de uma incisão de menos de 1 cm na articulação. Dessa forma, o cirurgião pode utilizar a câmera para visualizar a articulação e guiar seus instrumentos para executar diferentes tarefas.

“Com essa nova tecnologia, nós conseguimos ter uma maior percepção de profundidade e ajustar o tamanho da tela de acordo com a nossa necessidade, melhorando a visão dos detalhes, bem como visualizar imagens dos exames do paciente em tempo real”, afirmou.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (28) em uma paciente de 72 anos de idade. Conforme explicou Teófilo Vanomark, a paciente apresentava um quadro de luxação recidivante do ombro, conhecida como ombro frouxo, sendo necessário o tratamento cirúrgico da lesão e o uso dos óculos de realidade virtual.

“Com suas câmeras e sensores avançados, os óculos permitem visualização de informações cruciais durante a cirurgia, além de proporcionar uma imagem ampliada e em alta resolução das estruturas articulares, dando mais precisão ao procedimento”, destacou.



Inovação – De acordo com as pesquisas realizadas pela equipe médica que realizou o procedimento, essa foi a segunda artroscopia de ombro utilizando óculos de realidade aumentada no Brasil, sendo a primeira no Nordeste. A primeira do país aconteceu em Santa Catarina.

“Temos pouquíssimos casos de uso dessa tecnologia no Brasil, mesmo na rede privada, fazendo do Complexo Hospitalar de Mangabeira pioneiro nessa técnica em favor dos nossos pacientes, principalmente em se tratando de SUS”, ressaltou o ortopedista.

Na semana passada, o Complexo Hospitalar de Mangabeira realizou a primeira cirurgia de artroscopia de joelho com realidade virtual do Brasil, um feito que passa a integrar a lista mundial composta por poucos procedimentos do tipo. O paciente operado foi um homem, de 62 anos, que possuía uma lesão de menisco.

“O ineditismo de procedimentos como esses reforça a qualidade dos profissionais que compõem a Rede Municipal de Saúde, assim como a assistência eficiente prestada nas nossas unidades hospitalares. Tudo isso é resultado dos investimentos da gestão municipal para melhorar a saúde dos moradores da Capital”, concluiu Luis Ferreira, secretário municipal de Saúde.

Pular para o conteúdo