Qualificação

CHM abre inscrições para Curso de Ultrassonografia Pulmonar para médicos e fisioterapeutas

28/06/2023 | 13:00 | 854

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) abriu inscrições para um Curso de Ultrassonografia Pulmonar direcionado para fisioterapeutas e médicos dos hospitais da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa. O curso é gratuito e conta com o total de 30 vagas. Os interessados em participar da qualificação devem se inscrever até o dia 7 de julho por meio do link: https://hipl.at/ultrapulmonar

De acordo com a assistente de coordenação de Fisioterapia do CHM, Arabella Granjeiro, o objetivo é habilitar e atualizar os profissionais no exercício de suas funções, agregando conhecimento profissional e qualidade assistencial para a comunidade. “A avaliação pulmonar e respiratória é uma área de atenção dos fisioterapeutas e médicos dentro do contexto hospitalar, mas outros profissionais de áreas afins também podem fazer o curso”, afirmou.

A qualificação é uma parceria do CHM com a Faculdade Uninassau e está prevista para acontecer nos dias 14, 19 e 26 de julho. As aulas serão dividida em módulos prático e teórico, ministradas pelo professor e mestre em Fisioterapia, Sweltton Rodrigues.

A assistente destacou a importância do curso para os profissionais. “A ultrassonografia tem sido utilizada em larga escala pelos fisioterapeutas em sua prática clínica, pois permite diagnósticos mais assertivos. Na prática médica, já é utilizada para determinar o diagnóstico clínico de pneumonia, derrame pleural e congestão pulmonar, por exemplo”, explicou Arabella Granjeiro.

O conteúdo do curso inclui os seguintes pontos: transdutores e posicionamento do paciente; técnica de aquisição de imagens; anatomia normal do timo, pleura, pulmão e diafragma; derrames pleurais; doenças do parênquima ou da pleura; pneumotórax e principais alterações do diafragma.