Saúde do trabalhador

Cerest oferece apoio na confirmação de acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho

01/05/2019 | 10:00 | 3129

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa disponibiliza aos trabalhadores da Capital o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) para prestar apoio nos processos de confirmação de acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho. O serviço também é referência para outros 65 municípios da Paraíba.

De acordo com o coordenador do Cerest, Kléber José da Silva, o serviço não realiza exames e tratamento de saúde, porém, auxilia aos usuários trabalhadores que já estão em tratamento e acompanhamento com médicos especialistas, mas que o diagnóstico não foi relacionado ao trabalho, mesmo havendo evidências dessa relação.

Ao chegar ao Centro de Referência, o usuário passa por uma equipe multiprofissional formada por médicos do trabalho, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. A equipe acolhe a demanda e realiza um estudo para comprovar se existe ou não uma relação entre a forma de adoecimento e o trabalho. Além disso, caso seja necessário acompanhamento médico, o Cerest faz o encaminhamento do trabalhador para os serviços de referência da Rede Municipal de Saúde.

“Uma equipe de acolhimento vai escutar detalhadamente o processo de trabalho e a história da doença, posteriormente encaminhando esse trabalhador para atendimento com o médico do trabalho que, a partir dos protocolos clínicos diferenciados, vai relacionar ou não aquela enfermidade com o trabalho. Uma vez estabelecida essa relação, o médico emite laudos, pareceres e notificações, tanto para previdência social como para o SUS a fim de municiar esse trabalhador na busca de seus direitos, seja na Previdência Social ou na Justiça do trabalho”, explicou Kléber.

O atendimento no Cerest acontece tanto por demanda espontânea, através de marcações diretamente com o Centro, ou por meio de encaminhamentos de algum serviço de saúde. Ao procurar o Cerest, o usuário deve apresentar exames e pareceres dos profissionais de saúde que o assistiram.

Atividades – No Centro, também são desenvolvidas atividades direcionadas a prevenção e da promoção da saúde dos trabalhadores a partir das ações de Vigilância dos Processos Produtivos. Os técnicos do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador vão até as empresas e identificam as não conformidades no ambiente e na organização do processo produtivo e exigem, com base em normas técnicas, intervenções naquele ambiente de trabalho. Há, ainda, atividades de formação e educação em saúde voltada aos trabalhadores em diversos segmentos.

Serviço – O Cerest realiza aproximadamente 40 atendimentos mensais, com o tempo de cada atendimento variando por demanda. O serviço está localizado dentro do Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe e atende das 8h às 17h. O telefone para contato é 3218-7114.

Pular para o conteúdo