Demanda espontânea

Centros de Referência em Assistência Social estão atendendo sem agendamento

25/01/2021 | 09:00 | 1731

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão atendendo presencialmente sem agendamento prévio para os serviços de acompanhamento psicológico e assistente social. A recepção do público é feita seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Ligados à recém criada Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, os Centros também oferecem à população o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma forma de complementar o trabalho social, com atividades em grupo voltadas para crianças, adultos e idosos, estimulando os usuários na construção e reconstrução de histórias e vivências.

As atividades do SCFV são realizadas de forma remota, via grupos em Whatsapp, com eventuais visitas quando há necessidade. “Atualmente atendemos cerca de 14 mil pessoas por meio dos Cras. São treze unidades distribuídas em diversos pontos da cidade e um volante. Esses centros são ferramentas importantes para conseguirmos alcançar as famílias que mais precisam de apoio”, completou o secretário João Corujinha.

Nos Cras podem ser solicitados os benefícios eventuais de cesta básica e kit enxoval, que são distribuídos para as famílias que solicitam os materiais.

Bolsa Família – Outro serviço que realiza os atendimentos presenciais, desta vez com agendamento prévio, é o Bolsa Família, no bairro de Mangabeira. Estão disponíveis à população números de telefone também para retirada de dúvidas e informações. Os telefones para agendamento são 98772-5104 e 98713-0983, já para dúvidas e informações, são 3214-3551 e 3214-1874. O programa contempla pouco mais de 57 mil famílias em João Pessoa, realizando o cadastro e encaminhando ao Ministério da Cidadania para definição sobre a concessão do benefício e repasse de pagamento.