Atenção à Saúde

Centros de Referência do município garantem assistência a pessoas com deficiência

15/05/2021 | 08:00 | 1463

A rede municipal de saúde de João Pessoa garante atenção integral aos moradores da Capital. Para a população com deficiência, a assistência é garantida por dois Centros especializados, que atendem desde crianças até idosos.  Por meio desses serviços, a Prefeitura de João Pessoa oferece assistência em diversas especialidades, para inclusão e reabilitação de seus usuários dentro de suas necessidades, proporcionando um atendimento humanizado.

Para o atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com paralisia cerebral, autismo, Síndrome de Down, microcefalia, entre outras deficiências, a Prefeitura dispõe do Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD). No local além do atendimento médico, é ofertado um atendimento multidisciplinar com as especialidades de psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, musicalização infantil, terapia ocupacional e educação física adaptada.

Os atendimentos podem acontecer de forma individual ou coletiva, dependendo da necessidade da criança e do adolescente. Com a pandemia, medidas de prevenção foram adotadas para garantir segurança na continuidade da assistência. Os atendimentos, mesmo já acontecendo por agendamento, precisaram ser reduzidos a 50% e dependendo da especialidade 30% para respeitar as demais medidas de distanciamento, além da adoção de medidas e orientações básicas quanto a sintomas de síndrome gripal e uso de máscara. Também está sendo ofertada assistência virtual com um atendimento remoto tanto para os que preferiram assim diante da situação, quanto para os são considerados pacientes de alto risco.

“A continuidade dos atendimentos é de extrema importância para que nossos usuários tenham um desenvolvimento satisfatório e assim consigam condições para o exercício pleno de sua cidadania e para que se tornem o mais independente possível”, destaca a coordenadora do Centro, Nadja Marques.

Os serviços – Atualmente o CRMIPD atende 398 usuários. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo a sexta destinada a realização de triagem dos novos usuários. Para ter acesso e mais informações, os interessados podem entrar em contato através do número 3218-9807 ou ir pessoalmente à sede para agendar a triagem. O serviço está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim.

Para pessoas de todas as faixas etárias, sobretudo adultos, a Prefeitura dispõe do Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência (CRCPD), ofertando atendimento multidisciplinar com fisioterapia, ortopedia, urologia, terapia ocupacional, assistência social, psiquiatria e educação física adaptada.

Assim como no Centro de Inclusão, os atendimentos podem ser individuais ou coletivos, conforme a necessidade de cada usuário. Além disso, no Centro acontece a dispensação de insumos e medicamentos específicos para as pessoas com deficiência física ou intelectual atendidas pela rede municipal de saúde. Também no CRCPD funciona o serviço de órteses, próteses e ostomizados.

Diante da pandemia, o Centro também adotou medidas de segurança sanitária para garantir uma assistência continua aos usuários. “Adequamos nosso espaço e nossa agenda para adotar todas as normas e protocolos de saúde, principalmente em relação ao fluxo de pessoas, e continuar garantindo a assistência à população”, explica Mariana Pessoa, coordenadora do CRCPD.

Para ser atendido no Centro de Reabilitação o usuário pode ser encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou buscar diretamente o serviço, que fica localizado em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para agendamento e mais informações, os telefones para contato são o 3214-3427 e o 3214-1394.  

Em ambos os Centros, para ser atendido é necessário levar no dia da triagem/cadastro: documentos pessoais de quem será atendido, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência.

Pular para o conteúdo