Terapias complementares

Centros de Práticas Integrativas já realizaram quase seis mil atendimentos desde o retorno das atividades

12/11/2020 | 08:42 | 337

Desde o retorno das atividades, após o período de isolamento social, os Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já realizaram 5,9 mil atendimentos, sendo 3,7 mil no CPICS Equilíbrio do Ser e 2,2 mil no CPICS Canto da Harmonia.

No Equilíbrio do Ser, localizado no bairro dos Bancários, as atividades individuais, como acupuntura, osteopatia, reik e floral estão acontecendo presencialmente, porém tomando todos os cuidados sanitários necessários. Para as pessoas com mais de 60 anos, mesmo em atividades individuais, o cuidado está sendo redobrado.

“Com pessoas em idade de risco, analisamos o histórico de saúde e, se houver alguma comorbidade muito séria, orientamos ficar em casa e fazemos o atendimento online, que continua”, explicou Mônica Rocha, coordenadora do Equilíbrio do Ser.

Já no Canto da Harmonia, que fica no Valentina Figueiredo, além das terapias individuais, as que são realizadas em grupo, como meditação, relaxamento, roda de saberes e Tai Chi Chuan também retornaram, mas acontecem em ambiente aberto e arejado, com número limitado de participantes para respeitar o distanciamento.

Serviço – Os Centros de Práticas Integrativas e Complementares da Rede Municipal tem o objetivo de oferecer atividades e terapias que buscam estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural, sem a necessidade da medicação, através da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Para ter acesso ao Centro Canto da Harmonia a população pode ir diretamente ao local, portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O horário de acolhimento para novos usuários é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nas sextas, das 13h às 17h. O usuário passa pelo acolhimento para escuta com terapeuta que irá indicar as terapias adequadas. O Canto da Harmonia está localizado na Rua Ulisses Alves, s/n, Valentina Figueiredo. O número de telefone para contato é 3218-5873.

Para ser atendido no Equilíbrio do Ser, o usuário pode se dirigir diretamente ao Centro ou procurar sua unidade de saúde da família (USF) de referência para receber um encaminhamento ao serviço, portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O usuário também passa pelo acolhimento para escuta com terapeuta, que irá encaminhar para as terapias mais adequadas. O serviço está localizado na Avenida Sérgio Guerra, s/n, Bancários. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é 3214-2921.