Centros de Práticas Integrativas atendem de forma remota e presencial

14/03/2021 | 10:00 | 1589

Os Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS), da Prefeitura de João Pessoa, oferecem atividades que complementam e potencializam os tratamentos da Biomedicina, buscando estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural. Os CPICS possuem duas unidades, o Canto da Harmonia e o Equilíbrio do Ser, e os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 13h às 17h. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e durante a pandemia estão sendo realizadas presencialmente ou na forma remota, dependendo do tipo de terapia.

O objetivo dos Centros é atender pacientes que necessitam de cuidados especializados, dando suporte aos casos que a Atenção Básica não conseguiu solucionar, principalmente as situações de agravos crônicos. As terapias nos CPICS, advém a medicina tradicional chinesa, homeopatia, fitoterapia e medicina ayurvédica.

Para aqueles que desejam participar de alguma das práticas oferecidas basta comparecer em um dos Centros, esses que estão localizados na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina (Unidade Canto Harmonia) e na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários (Unidade Equilíbrio do Ser). Para realizar o cadastro, deve-se apresentar o cartão do SUS, identidade, CPF, comprovante de residência e residir em João Pessoa. Após esse procedimento, o usuário será agendado para uma terapia individual ou coletiva.

As terapias individuas oferecidas são: acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, argiloterapia, cromoterapia, fitoterapia, reiki, reflexoterapia, terapia floral, massoterapia, homeopatia, moxabustão, ventosaterapia. Já as coletivas são: automassagem, constelação familiar, biodança, resgate da autoestima, terapia comunitária integrativa, tai chi chuan, roda de saberes, meditação, cuidando do cuidador, Yoga e chá da tarde.

Prevenção à Covid – As atividades em grupo estão suspensas presencialmente devido à pandemia, conforme o decreto, mas acontecendo de forma remota.  “Os Centros estão abertos atendendo presencialmente os pacientes que realizam as atividades de escuta qualificada e terapia individual, obedecendo aos protocolos de prevenção à Covid. Já as práticas coletivas estão acontecendo de forma remota, através do Google Meet ou WhatsApp”, explicou Patrícia Margarete Cavalcante, coordenadora da Área Técnica em PICS, da Secretaria Municipal da Saúde.

Para as práticas das atividades presenciais, os Centos estão com cuidados sanitários. É obrigatório o uso de máscara, distanciamento social, álcool 70% de fácil acesso, limpeza de ambiente, agendamento dos atendimentos, ambiente aberto para a circulação de ar natural e acompanhamento remoto dos usuários pelos terapeutas.

Suporte emocional – Dirigidas por terapeutas, as atividades além de prevenir doenças e auxiliar na recuperação da saúde, tambémoferece suporte emocional aos pacientes, estimulando o enfrentamento do período de pandemia de forma positiva.

“Participo no Centro Harmonia das atividades de floral, acupuntura e biodança. Minha saúde corporal e mental melhorou muito, hoje me considero mais centrada, já vejo a vida por um lado melhor, sou mais tolerante comigo e com os outros. Nesse período de pandemia, as práticas me ajudaram bastante em relação à ansiedade”, comentou Mary Sanday Dias Reis, aposentada.

“Em relação aos cuidados da equipe me sinto bastante segura, todos os funcionários são muito cuidadosos e seguem as orientações de forma correta”, afirmou Mary Santana.