Assistência Social

Centro Pop II em João Pessoa já atendeu mais de 400 pessoas afetadas pelo isolamento social

17/04/2021 | 10:00 | 2077

Os Centros POP são locais especializado que oferecem atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização das pessoas em situação de rua. Em João Pessoa atualmente existem duas unidades em funcionamento e a segunda foi criada especialmente para atender a demanda de pessoas afetadas pela pandemia de Covid-19. Desde a sua criação, mais de 400 pessoas já foram atendidas.

A coordenadora da Proteção Social Especial de Media Complexidade, Katiana Cavalcante, explica que os dois Centros POP de João Pessoa têm perfis diferentes. O Centro POP I serve refeições, disponibiliza espaço para higiene pessoal, distribui álcool gel e máscaras, auxilia na aquisição de documentos e dá encaminhamento às demandas de saúde. Já o Centro POP II 24h, além desses serviços, garante alimentação diária com cinco refeições e acolhe pessoas em situação de rua para dormida.

“Durante o período da pandemia, as atividades coletivas foram suspensas, mas estamos garantindo os demais atendimentos. Foi extremamente importante a continuação dessas ações, trabalhando o fortalecimento dos vínculos familiares, autonomia e emancipação da pessoa em situação de rua”, frisa Katiana Cavalcante.

O Centro POP I funciona das 8h às 16h30 e serve entre 50 e 60 cafés da manhã e almoços. Durante a pandemia entram apenas quatro pessoas por vez para tomar banho. Os atendimentos individuais como os encaminhamentos para a Saúde e Habitação, além da retirada de documentos básicos e solicitação de auxílio aluguel e Bolsa Família continuam sendo realizados.

“Houve uma procura grande durante o isolamento social, porque as pessoas sabem que terão alimentação e atendimento, mesmo diante desse caos que estamos vivendo”, analisa a coordenadora do Centro POP I, Gracineide de Souza.

Já o Centro POP II 24h atende as demandas das pessoas em situação de rua durante o período de maior necessidade de isolamento social. O serviço oferta alimentação diária e acolhimento para dormida. O local também auxilia na aquisição de documentação, auxílio moradia e encaminha demandas de saúde. “No Centro POP II há uma rotatividade de usuários, pois eles devem ser encaminhados para as casas de acolhimento para adultos do município após um período de 14 dias no serviço”, explica a coordenadora do Centro POP II, Annayza kamylla Alves da Silva.

Os beneficiários do Centro POP II são encaminhados pelo Centro Pop 1, Programa Ruartes e Consultório na Rua. Quem precisar acessar os serviços POP dos Centro deve se dirigir a Rua Treze de Maio, 508 – Centro. O telefone é o (083) 3214 7881 e o e-mail é o centro_pop_sedes_jp@hotmail.com ou centropopjp@hotmail.com

Pular para o conteúdo