Serviço eficiente
Centro Operacional de Trânsito e Transporte da Semob-JP atende mais de 2 mil chamados em seis meses
18/07/2024 | 15:41 | 54
Ocorrências consideradas urgentes no trânsito são recorrentes por toda a cidade diariamente. Mas, com certeza, faz toda a diferença para a população contar com o atendimento eficiente e ágil, desenvolvido pelo Centro Operacional de Trânsito e Transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (COTT/Semob-JP). Apenas nos últimos seis meses, mais de 2 mil chamados foram feitos pela população e atendidos pelas equipes de agentes de mobilidade.
Um levantamento estatístico do COTT/Semob-JP mostra que, no período entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2024, o setor foi acionado 2.332 vezes, com demandas enviadas tanto pelo aplicativo Whatsapp quanto pelo Disk Semob-JP. Entre os bairros com pessoas que mais necessitaram de atendimentos, Manaíra lidera com 281 demandas neste período, seguido pelo Centro, com 190 pedidos, e Torre, com 181.
Ainda segundo os registros, entre as principais questões relatadas pela população, as mais recorrentes foram: estacionar em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículos, com 481 chamados; estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização, com 462 chamados; e estacionar no passeio, com 316 registros.
Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana da Capital, explica que a dinâmica desempenhada pelas equipes faz toda a diferença para que esta missão seja feita todos os dias com sucesso e lembra ainda que, além dos canais de comunicação disponibilizados à população, a utilização do videomonitoramento também agiliza a solução dos problemas.
“Este trabalho desempenhado a várias mãos tem como foco principal ajudar às pessoas a saírem dessas situações emergenciais, sejam elas sinistros, desvios nas vias, quedas de árvores, remoção de entulhos ou fiscalização para o devido cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.
Apoios e parcerias – O serviço é desempenhado principalmente com o objetivo de zelar pela mobilidade e segurança viária da cidade e, inclusive, dá apoio também a demandas emergenciais de outras secretarias e órgãos parceiros, como Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (CBPM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB), Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), Energisa, entre outros.
Como acionar o serviço – Para qualquer urgência de trânsito, a indicação é acionar as equipes de agentes de mobilidade urbana, entre 6h e 00h, pelo WhatsApp (83) 98760-2134 ou pelo Disk Semob-JP: 3213-7188.
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Texto: Pollyana Sorrentino
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
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