Atenção especializada
Centro de Referência para Pessoas com Deficiência realizou 6,4 mil atendimentos em 2021
31/12/2021 | 19:00 | 1473
O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) realizou 6,4 mil atendimentos durante o ano de 2021, o que corresponde a uma média de aproximadamente 530 atendimentos mensais. O serviço oferece assistência a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com paralisia cerebral, síndrome de down, microcefalia, entre outras.
Atualmente, o Centro tem 630 usuários cadastrados e eles contam com atenção multidisciplinar, entre as especialidades de psicologia, psiquiatria, neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, atendimento escolar especializado, musicalização infantil, arteterapia, terapia ocupacional e educação física adaptada.
A coordenadora de Saúde do CRMIPD, Nadja Marques, destaca que o atendimento oferecido pelo serviço às crianças e adolescentes é contínuo. “Desenvolvemos um trabalho multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas, que avaliam as necessidades de cada usuário, trabalham em cima das dificuldades e acompanham as mudanças positivas”, afirmou.
No Centro são desenvolvidas atividades voltadas ao tratamento precoce ou de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência e distúrbios de comportamento ou de aprendizagem. Os atendimentos podem acontecer de forma individual ou coletiva, dependendo da necessidade da criança e do adolescente. Portanto, o acompanhamento é iniciado após uma triagem de avaliação que indicará o tratamento mais adequado para o usuário.
Uma das crianças assistidas pelo Centro é Cauã Dantas, de 10 anos de idade. Ele tem Síndrome do Espectro do Autismo e é atendido no serviço há seis anos. “Desde que ele começou o atendimento no Centro, a gente percebe a evolução dele, tanto na parte educacional quanto na sociabilização. Além disso, ele tem um carinho muito grande pelos profissionais”, disse Kele Cristina Dantas, mãe de Cauã.
A assistência oferecida no serviço se estende, também, às famílias das crianças e adolescentes. Inclusive são oferecidas três refeições diárias aos usuários e seus responsáveis. “Os familiares e cuidadores também são acolhidos e orientados dentro de suas necessidades para que possamos melhorar a qualidade de vida não só do usuário, mas também daqueles que fazem parte de sua rotina”, ressaltou Nadja Marques.
“Eu também tenho o suporte da psicologia. Nós, como mães, às vezes passamos momentos difíceis com nossas crianças em casa e, no Centro, a gente tem acolhimento, através de uma conversa ou de tantas outras formas. Por isso, falar do Centro de Referência é como falar de uma família”, disse Kele Cristina.
Serviço – O CRMIPD atende os usuários por demanda espontânea ou encaminhados pelas unidades de saúde da família (USF). No momento do cadastro, o responsável pelo usuário deve estar de posse dos documentos pessoais da criança ou adolescente, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência.
O serviço está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a população pode ligar para 3218-9807.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
centro deficiência pessoa referência Saude