17 de outubro

Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência comemora dois anos de funcionamento

16/10/2019 | 16:34 | 1235

D R T . R J . 15855 IVOMAR GOMES PEREIRA.

O Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência (CRCPD) vai promover uma atividade em comemoração aos dois anos de funcionamento e ao Dia da Criança. O evento acontece nesta quinta-feira (17), às 13h30, na Policlínica Municipal Jaguaribe, onde funciona o serviço.

A programação comemorativa contará com teatro de fantoches da Guarda Municipal, apresentações musicais com residentes em saúde da criança do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), maquiagem artística, brincadeiras e distribuição de brindes para as crianças.

De acordo com a coordenadora do CRCPD, Mariana Pessoa, o Centro tem a finalidade de oferecer uma rede ampla e diversificada de serviços de reabilitação para atender às pessoas com demandas decorrentes de deficiência. “O CRCPD torna a assistência integral e de fácil acesso, não necessitando que este usuário caminhe pela rede de saúde para recebimento de insumos e marcação de consultas. Aqui, esse público é acolhido, ouvido, orientado e atendido de acordo com a sua necessidade. Nosso objetivo é proporcionar um bem estar biopsicossocial e melhorar cada vez mais a qualidade de vida do usuário”, afirmou.

O CRCPD oferta diversos serviços especializados a pessoas com deficiência, por demanda espontânea, e fornecendo desde a distribuição de insumos a atendimento multidisciplinares. Os usuários são acompanhados por uma equipe médica e multidisciplinar formada por ortopedista, cirurgião geral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, equipe de enfermagem e farmacêutica, assistente social e profissional de educação física.

No serviço, o usuário tem acesso ao Setor de Órtese e Prótese do município de João Pessoa; farmácia para dispensação de insumos para pessoas com deficiência e ostomizados; espaço de reabilitação com equipe multidisciplinar; serviço especializado de assistência aos ostomizados para os munícipes de João Pessoa e municípios pactuados: atendimento médico com cirurgião geral e equipe de enfermagem; serviço Social; atendimento médico especializado com ortopedista; exames de raio-X.

Atualmente, o serviço conta com aproximadamente 800 usuários cadastrados, entre ostomizados e pessoas com deficiência física ou intelectual. No local, são atendidas pessoas de todas as faixas etárias. “Os atendimentos são individuais, coletivo e interdisciplinar, dependendo da necessidade do usuário. Além disso, os atendimentos se estendem aos cuidadores e/ou familiares dos usuários, promovendo uma assistência a essas famílias que muitas vezes também precisam de cuidados”, comentou Mariana Pessoa.

Para ser atendido pelo CRCPD, é necessário que os usuários apresentem no serviço cópia de documentos pessoais e laudo que comprove a deficiência para abertura do cadastro. Para o recebimento de insumos e medicamentos, é necessária a apresentação de receitas. O atendimento no serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e os atendimentos especializados acontecem das 7h às 11h e das 13h às 17h.