Atenção especializada

Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência comemora dois anos de atendimento

17/10/2019 | 17:23 | 1511

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

O Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência (CRCPD), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizou uma ação para comemorar os dois anos de serviços prestados a população e também em alusão ao Dia da Criança. As atividades aconteceram nesta quinta-feira (17) na Policlínica Municipal Jaguaribe, onde está localizado o serviço.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o serviço tem contribuído de forma efetiva na assistência às pessoas com deficiência. “É uma alegria que o município tenha este serviço e que funcione plenamente com o empenho dos profissionais. Todos os dias nós podemos ver a participação dos usuários e alegria de estarem sendo bem atendidos”, disse.

A programação contou com teatro de fantoches da Guarda Municipal, apresentações musicais com residentes em saúde da criança do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), maquiagem artística, brincadeiras e distribuição de brindes para as crianças.

Luciano Ferreira tem 25 anos e utiliza os serviços do CRCPD desde que o local foi inaugurado. Para a mãe, o acompanhamento no Centro tem sido fundamental para o desenvolvimento do filho. “Ele não anda e tem dificuldades com a fala. Aqui ele é atendido com o fonoaudiólogo e o fisioterapeuta uma vez por semana. Eu gosto muito da forma como meu filho é tratado por toda a equipe”, comentou a dona de casa Valdenize Ferreira.

O filho da técnica em enfermagem Jéssica Pereira tem três anos de idade e há quatro meses começou a frequentar o Centro, onde faz fisioterapia e terapia ocupacional. “Ele ficou com sequelas neurológicas após um acidente, mas desde que começou aqui já apresenta melhora na parte motora e cognitiva”, disse.

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

Especialidades – O CRCPD oferta diversos serviços especializados a pessoas com deficiência, por demanda espontânea, e fornece desde a distribuição de insumos a atendimento multidisciplinares. Os usuários são acompanhados por uma equipe médica e multidisciplinar formada por ortopedista, cirurgião geral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, equipe de enfermagem e farmacêutica, assistente social e profissional de educação física.

Atualmente, o serviço conta com aproximadamente 800 usuários cadastrados, entre ostomizados e pessoas com deficiência física ou intelectual. Para ser atendido pelo CRCPD, é necessário que os usuários apresentem cópia de documentos pessoais e laudo que comprove a deficiência para abertura do cadastro. Para o recebimento de insumos e medicamentos, é necessária a apresentação de receitas.

O atendimento no serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e os atendimentos especializados são das 7h às 11h e das 13h às 17h.