Semana da Independência

Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência promove desfile cívico com usuários e servidores

06/09/2022 | 13:30 | 1313

O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) realizou, nesta terça-feira (6), um desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. A atividade contou com a participação dos usuários, familiares e servidores do local, percorrendo ruas nas imediações da unidade, localizada no bairro Pedro Gondim.

De acordo com a coordenadora do CRMIPD, Nadja Marques, além de celebrar a data, o objetivo do desfile foi incentivar o sentimento cívico e a socialização das crianças e adolescentes usuários do serviço. “Buscamos sempre promover atividades diversas para que eles possam sair da rotina e até mesmo sair um pouco do ambiente do Centro. O resultado sempre é positivo porque conseguimos ver a alegria nos rostos das crianças”, afirmou.

Para Ana Carolina, 16 anos, o desfile foi um momento de alegria e descontração. Até roupa especial preparou para desfilar junto aos colegas do Centro de Inclusão. “Eu adoro estar aqui e participo de tudo que posso”, disse a adolescente, que é usuária do serviço há dois anos, desde que foi diagnosticada com deficiência intelectual leve.

Mas a satisfação também tomou conta dos pais, a exemplo do aposentado Marcos Antônio Ribeiro, cujo filho, Maurício, tem 12 anos e é acompanhado pelo serviço desde os 4 anos de idade por ter Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “Acho muito importante todo o trabalho feito pelos profissionais do Centro. Meu filho já se desenvolveu muito nesses 8 anos que está aqui”, destacou.

Serviço – O CRMIPD é uma parceria das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cidadania. Atualmente, o serviço tem cerca de 400 usuários cadastrados. Os atendimentos podem acontecer de forma individual ou coletiva, dependendo da necessidade da criança e do adolescente. Portanto, o acompanhamento é iniciado após uma triagem de avaliação que indicará o tratamento mais adequado para o usuário.

Os usuários são atendidos por demanda espontânea ou encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). No momento do cadastro, o responsável pelo usuário deve estar de posse dos documentos pessoais da criança ou adolescente, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência.

O serviço está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a população pode ligar para 3218-9807.

Pular para o conteúdo