Aula

Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel debate avanços no tratamento dos pólipos colorretais

04/05/2022 | 15:30 | 702

O Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel realiza, nesta quarta-feira (4), mais uma aula presencial voltada para o ensino médico. A aula será ministrada pelo médico Frederico Campos, a partir das 19h30, que vai abordar o tema ‘Pólipos Colorretais: Manejo e conduta por colonoscopia’.

O encontro acontece dentro do programa ‘Professor Convidado’, que proporciona, gratuitamente, o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente assim, toda a população de usuários da rede SUS. Na aula, o médico vai abordar as diretrizes de manejo e os mais recentes avanços no tratamento dos pólipos colorretais.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Frederico Campos é médico endoscopista e um dos coordenadores do novo serviço do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que passou a ser oferecido à população este ano pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), procedimento indicado para o tratamento e diagnóstico de doenças das vias biliares.

O programa – O ‘Professor Convidado’ é um programa de ensino gratuito, de frequência mensal, com público-alvo voltado para todas as residências médicas da área cirúrgica das várias escolas médicas da cidade de João Pessoa e para o internato médico, que são: Cirurgia Geral do HMSI-JP, Coloproctologia do HMSI-JP, Cirugia Geral da Secretaria Estadual de Saúde/Hospital Edson Ramalho, Cirurgia Geral do Hospital Universitário (HULW/UFPB), Famene, internatos Unipê e FCM.

O programa é conduzido pela Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel, sob coordenação da médica Shirlane Frutuoso Malheiros.

O Centro de Estudos do Santa Isabel está localizado na sede do próprio hospital, na Praça Caldas Brandão, em Tambiá.