Ciranda na orla

Centro de Atendimento ao Turista vira polo de cultura aos domingos

07/09/2019 | 10:00 | 1747

A Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho, do bairro dos Novais, é a atração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), neste domingo (8), às 19h, no Largo da Gameleira, orla da Praia de Tambaú. A atividade cultural desenvolvida na orla de João Pessoa é uma parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para transformar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) num ponto de concentração dos visitantes durante sua passagem pela cidade.

De acordo com o secretário-adjunto da Setur, Graco Terceiro Neto Parente, a equipe do CAT, junto com a Funjope, construiu um calendário com diversas atrações que vão se apresentar durante todo o mês de setembro. A proposta da parceria é desenvolver e potencializar o Centro de Atendimento ao Turista, de forma a transformá-lo num equipamento voltado não só para emitir as informações turísticas necessárias, mas que se torne uma referência pelo turista que visita João Pessoa.

“Nosso intuito é que através dessas atrações culturais, possamos consolidar ainda mais esse centro de atendimento, para que passe a ser uma referência pelo turista que visita João Pessoa e por muitas vezes passa por lá de forma muito rápida, apenas para obter informações sobre a cidade”, define Graco.

Segundo ele, o propósito dos organizadores é que o equipamento se torne um ponto de concentração turística junto com alguns outros projetos que virão. “Na verdade, estamos fazendo um teste e torcendo que seja um sucesso”, afirma o gestor.

Ciranda – O nome do grupo Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho surgiu inspirado na forma de como os brincantes ensaiavam a ciranda à beira-mar. “Na época, brincávamos muito na praia de Tambaú até o sol raiar. Por isso ficou o nome de Ciranda do Sol”, explicou o mestre Manoel Baixinho.

O grupo possui cerca de 40 integrantes cadastrados. Nas apresentações, costuma tocar canções do cancioneiro popular, do próprio Mestre Manoel Baixinho, a exemplo do Sou Cirandeiro, Oh, meu Jesus,  Estava na Praia, Chegou Meu Navio Lá no Porto, e outras do mestre João Grande, um líder do grupo já falecido.

Programação do mês de setembro 2019

Polo: Cultural Popular – Centro de Atendimento ao Turista

Local – Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

 

 

DATA

 

HORARIO

 

ATVIDADE/ATRAÇÃO

 

CLASSIFICAÇÃO

 

DESCRIÇÃO

 

08/09 19:30H CIRANDA DO MESTRE MANOEL BAIXINHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
15/09 19:30H  

GRUPO EITA DE PROJEÇOES FOLCLORICAS

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
22/09 19:30H  

GRUPO REAPRENDENDO A VIVER

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
29/09 19:30H  

COCO DE RODA ATALAIA DE FORTE VELHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular

 

Pular para o conteúdo