Mural artístico

Centro de Atenção Psicossocial do Rangel promove atividade cultural neste sábado

07/01/2022 | 16:30 | 1121

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, situado na Avenida José Soares, no bairro do Rangel, vai realizar, neste sábado (8), a partir das 9h, uma atividade cultural com a participação de vários artistas. Trata-se da confecção de um mural na área externa do Caps David Capistrano, caracterizada por uma ação conjunta do educador social e artista João Cassiano Silva, do artista visual curitibano Fred Freire, dos usuários do Caps, como também da comunidade do bairro do Rangel.

A ação cultural visa, além de um trabalho artístico que vai trazer mais cor ao serviço, reforçar o vínculo com o território que o Caps ocupa, proporcionando trocas criativas e quebrando um pouco dos estigmas e preconceitos ligados às pessoas que fazem uso de entorpecentes.

“Uma atividade como essa estimula trocas criativas entre os frequentadores do serviço e o artista convidado, assim como trabalha questões como protagonismo e autonomia, temas que são muito valiosos dentro dos dispositivos de saúde mental”, revelou o artista e educador social, João Cassiano, também conhecido como cassicobra.

Rede de Atenção Psicossocial – A Rede de Atenção Psicossocial promove a atenção à saúde, direcionada ao cuidado em saúde mental. A rede compreende serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, que buscam substituir os hospitais psiquiátricos.

Esses serviços são constituídos por equipe multiprofissional, que atende e acompanha pessoas em sofrimento e/ou transtornos mentais, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Nesta rede são ofertadas estratégias de cuidado de promoção, prevenção, reabilitação psicossocial e redução de danos em todos os níveis de atenção.

Pular para o conteúdo