Centro de Apreensão de Animais da Emlur continua atendendo a população

10/07/2020 | 12:49 | 1132

Animais de grande porte soltos em vias públicas podem causar acidentes de trânsito. Para prevenir esse tipo de situação, a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) orienta a população a denunciar os casos acionando o Centro de Apreensões de Animais de João Pessoa. O serviço funciona gratuitamente de segunda a sábado, dia e noite, em sistema de plantão.

“A recomendação aos proprietários é que cuidem do bem-estar do animal e mantenham-nos presos. A legislação vigente prevê penalidades para o proprietário, caso o animal se envolva em um acidente de trânsito”, explica Mozart de Castro, diretor Operacional da Emlur.

A equipe do Centro de Apreensões atende solicitações para o recolhimento de equinos, bovinos, porcos e caprinos. Ao dar entrada no Centro de Manejo, o animal é examinado por um veterinário e alimentado. O local dispõe de água, pasto e abrigos cobertos. Fêmeas e machos são mantidos em ambientes separados para evitar o cruzamento, bem como a transmissão e proliferação de doenças.

O Centro, que é administrado pela empresa Transnobre e fiscalizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Emlur, fica no bairro Monsenhor Magno, na Granja Paulo Henrique. Para resgatar o animal, o dono deve apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência, além do pagamento de uma taxa de serviço, que é revertida para o custeio da apreensão, transporte, alimentação e tratamento do animal. Após dez dias, se não houve o resgate do proprietário, o animal é levado a leilão ou doado a instituições para estudos.

Denúncias – para solicitar o serviço, basta entrar em contato pelos telefones 98811-8403/98738-7417/98806-6968.

• Texto: Ângela Costa
    Edição: Katiana Ramos