AnimaCentro

Centro Cultural Parque Casa da Pólvora tem programação de novembro dedicada aos negros

04/11/2019 | 09:51 | 1819

O negro e todas as situações atuais que revolvem a raça, como discriminação, racismo, religiosidade, homofobia, sexualidade, transfobia e outras situações serão apresentadas, por meio da arte, neste mês de novembro dentro da programação artística do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa. As atividades têm início nesta terça-feira (5), a partir das 16h, com a ‘Pré-Parada das Pretas’ com o Coletivo ‘Geranua/Geranu’, conduzido pelo grupo ‘LGBTQJA’, que tem a direção conjunta de Frankla e Felippa Libeira.

O coletivo Geranua/Geranu apresentará uma performance com Frankla e Dorot, em que mostrará a evolução do corpo de uma pessoa negra e transexual. A performance será em três atos: nascer, conhecer e renascer. “São esses três momentos que passa o corpo de uma pessoa que nasce com um sexo posto pela sociedade, mas que não se sente pertencer aquele corpo”, explicou Frankla Libeira.

A partir das 19h acontecerá um Pocket Show com o grupo Rock Star. Em seguida o grupo ‘Atropauzmetralhas’, dirigido por Fernando José, apresenta o espetáculo ‘Hora do Passinho’ e logo após haverá um desfile intitulado ‘Ball Geranua’ com os homossexuais por categorias.

O encerramento das atividades do sábado será com Bixarte, primeira representante do movimento LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bisexual, Transgênero, Quer, Intersex e mais) a lançar um trabalho musical autoral com predominância no Rap. A música de Bixarte transita por temáticas importantes como o combate à homofobia, racismo e representatividade da população LGBTQI+. A negritude também se faz presente no trabalho e norteia alguns elementos musicais apresentados pela artista.

Bixarte começou na música rap em janeiro de 2019, após um ano de atuação no Slam e nas Batalhas de Rima pelo Estado. Ela é hoje bem conhecida na cena independente, com habilidades adquiridas em sua atuação no teatro e nas batalhas. “O que inspira são outras bixas, as pretas, gordas e periféricas, o rap é um instrumento, mas não o único, também se faz presente o Jazz e a Cultura Popular”, contra a artista no blog de seu EP.

No Slam, Bixarte foi campeã estadual em 2018 e garantiu vaga para o Slam BR realizado em São Paulo, na ocasião, foi convidada a gravar o programa Manos e Minas da TV Cultural, sendo a primeira paraibana a ocupar o espaço na mídia nacional, tornando-se uma referência na cena local nesta modalidade de poesia declamada, recebendo diversos convites para encontros, palestras e eventos.

AnimaCentro – Todas as atividades que acontecem no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, no Centro Histórico, fazem parte do programa AnimaCentro, uma ação promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outros parceiros, fruto de uma política de apoio e ocupação do Centro Histórico da cidade de João Pessoa que visa levar arte, cultura e lazer gratuita a população.

O projeto Terça Cultural do dia 12 de novembro, também será dedicado ao negro, com Feira Brechó Cultural, a partir das 16h e espetáculos teatrais.

Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO

• Espetáculo: Os Amores de Oya – 20h30

Grupo Coletivo Quilombo Urbano – Direção: Elioenai Gomes

SÁBADO (16)

• Roda de diálogo com o Coletivo Pachamama Movimento Mulheres que ocupam as praças

Local: Casa sede do Centro Cultural Casa da Pólvora

Hora: 14h até 17h

• Cortejo com as batuqueiras Sambatucagem

Saída: Casa sede do Centro Cultural Casa da Pólvora

TERÇA (19) – TERÇA-CULTURAL

• Feira Brechó Cultural