Autocuidado e autoestima

Central de Imunobiológicos realiza ação preventiva para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

07/10/2022 | 13:30 | 669

“É um alerta sobre a importância para o cuidado, não só a prevenção do câncer de mama, mais sobre o autocuidado e autoestima, de forma integral. Compreender que essa atenção deve acontecer durante todo o ano e que a mulher deve estar sempre alerta aos sinais do seu corpo. Hoje estamos ‘cuidando do cuidador’. As profissionais de saúde estão participando da Campanha Outubro Rosa da Rede de Frio”, disse Ilza Tatiana, técnica de enfermagem da Prefeitura de João Pessoa.

Nesta sexta-feira (7), a Central Municipal de Imunobiológicos Dr. José Eymard (Rede de Frio), realizou uma ação para todas as profissionais de saúde do serviço em alusão ao Outubro Rosa. A ação contou com cuidados de praticas integrativas, palestras de psicólogos e enfermeiros sobre o cuidado da saúde e dia da beleza. As ações preventivas seguem durante todo o mês para as mulheres do serviço.

“Durante todo o ano essas profissionais se dedicam de forma integral para cuidar da saúde do próximo, principalmente nesses anos de pandemia, quando todas as profissionais estavam em campo, promovendo ações preventivas de imunização e realizando busca ativa. Essa troca de conhecimento nessas ações dedicadas às profissionais é importante, pois é um alerta para compreender que não pode relaxar e ser vigilante, principalmente para o diagnóstico do câncer de mama”, destacou Fernando Virgolino, coordenador do chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

Em João Pessoa – Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde da Família realizarão diversos serviços de saúde e bem-estar direcionados ao público feminino. As usuárias terão acesso à solicitação de mamografias, ultrassom de mama, orientação sobre o câncer de mama e avaliação de câncer de boca, além de palestras educativas e rodas de conversas sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher.

Serão ofertados também atendimento psicológico, exame citológico, testes rápidos para infeções de doenças sexualmente transmissíveis e atualização do cartão de vacinação.