Cendor realiza mais de 5,1 mil atendimentos no período de janeiro a agosto

23/09/2020 | 15:22 | 616

O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizou 5.172 atendimentos em diversas especialidades, no período de janeiro a agosto deste ano. O serviço atende pacientes de pós-operatório e pessoas que sofrem com dores crônicas. Apenas na modalidade de fisioterapia, foram 3.595 atendimentos, sendo 2.660 de pós-operatório e 935 relacionados a pacientes com dores crônicas.

Mônica Cordeiro, coordenadora do Cendor, destacou a continuação dos trabalhos realizados, sempre visando ajudar os pacientes no tratamento das dores. “Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os nossos serviços, na maioria, continuaram, pois sabemos das necessidades dos pacientes, que precisam do atendimento. Além disso, estamos tomando todos os cuidados necessários no combate à covid-19, protegendo os pacientes e os profissionais”, disse ela.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também houve atendimentos de reumatologia (497), pilates (218) e neurologia (277). As modalidades de hidroginástica, hidroterapia e outras em grupo devem ser retomadas nos próximos meses, visando a segurança dos pacientes.

O Cendor oferece serviço especializado para pessoas que precisam de reabilitação motora após procedimento cirúrgico e que sofrem com dores músculoesqueléticas, a exemplo de lombalgia, dores nas articulações, tendinites, bursites, artroses e cefaleia tensional, enxaqueca, fibromialgia, polineuropatia diabética e dor pélvica crônica, entre outras síndromes neuropáticas.

O Centro oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por neurologista, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro.

Como funciona – O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado, ou seja, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico. O Cendor fica localizado na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, S/N – Mangabeira II, anexo ao Ortotrauma. Mais informações: 3239-1221 | 3239- 3225.