Ampliando conhecimento

​Celest oferece aulas dinâmicas e qualificadas de idiomas para jovens e adultos

14/05/2022 | 11:00 | 1627

Estudar no Centro de Línguas Estrangeiras da Prefeitura de João Pessoa (Celest), vinculado a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), é uma boa opção para aqueles que buscam conhecimento e qualificação profissional, seja adolescentes, servidores municipais ou comunidade em geral. Atualmente o Centro atende aproximadamente mil pessoas, mas a meta é ampliar para 1.500 estudantes no próximo semestre, com a abertura de novas inscrições prevista para o mês de julho.

No Celest são disponibilizados cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras, porém o mais procurado é o de língua inglesa, principalmente pelos mais jovens. Para se ter uma ideia, em 2022, as vagas se esgotaram em apenas um minuto após a abertura das inscrições. “Nossos cursos atendem a um alto padrão de qualidade, do ponto de vista dos profissionais e do material didático, preparando nossos alunos para o mercado de trabalho, Enem e para intercâmbios em outros países”, disse a diretora do Centro, Jéssica Holanda.

Aluna da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, Anne Beatriz Ataíde, de 14 anos, esta cursando Inglês I, mas já sonha com o intercâmbio nos Estados Unidos. Ela chegou ao Celest por incentivo da mãe e gostou bastante. “Eu me interessei porque na escola é difícil, as aulas são monótonas, porque estudamos texto e tarefa. Aqui as aulas são dinâmicas, tem conversação e são divertidas”, disse.

John Kelvin concorda com a colega de turma. Ele tem 14 anos e é estudante do 9º ano na Escola Aruanda, nos Bancários. O que mais atraiu sua atenção foi a possibilidade de aprender as letras de músicas e os jogos. “Sempre tive facilidade de aprender Inglês e já tinha estudado no 6º ano, mas quis me aperfeiçoar tanto na escrita, quanto na fala”, contou.

A professora Laura Madruga, acompanha nove turmas de jovens e adultos no Celest. Ela atribui a boa aceitação da turma as aulas ao material didático adotado, que trabalha as quatro habilidades exigidas na instituição – fala, escrita, leitura e audição de maneira dinâmica e divertida, usando filmes, data show e músicas no processo de aprendizagem.

“Aprender um novo idioma é importante para o aprendizado, crescimento intelectual e para a carreira profissional, porém é importante decidir qual o idioma que o adolescente ou adulto mais se identifica para obter um melhor resultado no aprendizado”, orienta Laura Madruga. Ela ressalta que o aluno pode cursar vários idiomas no Celest, porém um de cada vez para que as vagas possam beneficiar um maior número de pessoas.

Quem tiver interesse em estudar no Celest deve ficar atento a abertura das inscrições que ocorrem duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho. As matrículas são abertas para o público em geral, porém têm prioridade os alunos da Rede Municipal (cursando a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II) e servidores da Prefeitura de João Pessoa. Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres letivos.

A diretora do Celest, Jéssica Holanda, afirmou que a equipe atualmente ativou o modo “busca ativa”. “Se trata de resgatar estudantes da Rede Pública Municipal que desistiram do curso durante o período da pandemia. Estamos fazendo contato via telefone para estimular os adolescentes a retomarem no próximo semestre”. A evasão não atingiu os adultos que se adaptaram as aulas remotas.

Localização – O Celest é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) e fica localizado na Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº1.840, bairro Expedicionários.