Unesco

Celeiro Espaço Criativo lança projeto Saberes e Sabores para personalizar pratos tradicionais

05/11/2018 | 16:09 | 2037

Resgatar a culinária tradicional paraibana apresentando, de uma forma personalizada, pratos que fazem parte da memória afetiva e emocional da população. Esse é o objetivo do Saberes e Sabores, projeto do Celeiro Espaço Criativo, com o apoio do Sebrae, que conta com a participação de designers, ceramistas e artistas, que irão definir durante o mês de novembro uma forma de apresentar os pratos para restaurantes da Capital que tenham interesse em comercializar a proposta.

O projeto foi lançado nesta segunda feira (5), na casa de eventos The House Mall, na Avenida Epitácio Pessoa, durante encontro que contou com o consultor do Celeiro Espaço Criativo, Eduardo Barroso, e profissionais da Paraíba, Ceará e até do México. A idéia está inserida no contexto de economia criativa, que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem fomentando nos últimos anos, inclusive com o reconhecimento da Unesco, que inseriu a Capital no seleto grupo das Cidades Criativas do mundo.

“A escolha desses pratos se deu a partir de uma pesquisa que ouviu as pessoas sobre as suas memórias de infância, os pratos que comiam em casa. O resultado foi cruzado com outra pesquisa, a de uma professora da UFPB, sobre cadernos antigos de receitas. Então, chegou-se a uma lista de 12 pratos, que serão trabalhados”, disse Eduardo Barroso, representante da PMJP.

“Consiste em produzir tudo isso, através de uma produção de cerâmica de alto desempenho, queimada em alta temperatura que resista ao trabalho cotidiano dos restaurantes. Com isso, os donos de restaurantes vão dizer se compram ou não a proposta. Nesta fase, inclusive, vamos ter a assessoria de Onildo Rocha, um dos chefes mais famosos do Nordeste, que é proprietário da cozinha Roccia”, explicou o consultor.