Centro Histórico

Celeiro Espaço Criativo estará aberto na quinta e sexta-feira e é opção de lazer para pessoenses e turistas

29/05/2024 | 07:30 | 141

Pessoenses e turistas podem aproveitar os dias de folga para conhecer a produção de peças dos artistas paraibanos visitando o Celeiro Espaço Criativo, que abre suas portas para visitação normalmente nesta quinta-feira (30), Dia de Corpus Christi, e na sexta-feira (31). O Celeiro reúne peças exclusivas de artistas de várias localidades da Paraíba e está situado no Hotel Globo, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico. O horário de visitação é das 8h30 às 17h30 e o acesso é gratuito.

“Atualmente, nós temos em exposição uma grande quantidade de peças, em diferentes tipologias, expostas no local, ressaltando o artesanato regional, a cultura popular, artes visuais e design. São peças únicas e com muita beleza”, explica o curador do Celeiro Espaço Criativo, Ilson Moraes. As peças são produzidas em materiais diversos como madeira, ferro, cerâmica, papel, tecido, entre outros. Algumas delas podem ser adquiridas no espaço.

O Celeiro Espaço Criativo é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Tem como missão o fomento da arte e do artesanato, agregando trabalhos de artistas e artesãos da capital e de outras cidades do estado.

Hotel Globo – Os visitantes podem, ainda, aproveitar para conhecer um pouco mais da história da cidade de João Pessoa, visitando as instalações do Hotel Globo – prédio histórico de estilo eclético, tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Nas suas dependências já se hospedaram personalidades importantes na construção da história da Paraíba.

Atualmente, está sob a coordenação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e contribui com as ações da Prefeitura voltadas para a revitalização do Centro Histórico com a promoção de atividades como exposições, lançamentos de livros e atrações musicais.