Atendimento ao turista
CAT já auxiliou mais de 300 pessoas em apenas 20 dias de funcionamento
08/02/2021 | 19:30 | 1358
A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) reabriu, há 20 dias, o Centro de Apoio ao Turismo, localizado na Praia de Tambaú, uma das áreas de maior fluxo de turistas na orla marítima da capital paraibana. Nesse período, mais de 300 pessoas procuraram obter algum tipo de informação sobre a cidade, roteiros, restaurantes, comércio e pontos turísticos.
A partir da primeira semana de reabertura, o CAT já atendeu turistas oriundos de várias cidades brasileiras, principalmente de Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE). De acordo com a coordenadora do Centro, Shirley Fernandes, a maioria dos turistas pergunta sobre serviços básicos como farmácias, alimentação e locais seguros para visitarem em meio à pandemia da Covid-19.
Perguntam muito também sobre as praias próprias para o banho e locais seguros para a compra de passeios. “Sempre orientamos as empresas que estão inseridas no Cadastur, do Ministério do Turismo, e temos a orientação direta do Sindicato dos Guias da Paraíba para que isso seja feito”, afirmou a coordenadora.
O espaço estava fechado havia quase 10 meses e ocupado por moradores de rua e até viciados em drogas. Em apenas uma semana de gestão, a Setur conseguiu reabrir o equipamento, ampliando também os serviços prestados à população que reside em João Pessoa. Além de técnicos da Setur, o local disponibiliza serviços de várias secretarias, a exemplo do Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Emlur.
O local também ganhou reforço na segurança. Uma equipe da Guarda Municipal, que deve ser transformada em guarda especializada no atendimento ao turista, permanece de plantão 24 horas, apesar do atendimento no CAT ser feito no horário das 9h às 21h, todos os dias da semana.
Pesquisa – Assim que o CAT foi reaberto, a Secretaria de Turismo deu início a um trabalho de coleta de dados sobre os turistas que visitam a capital paraibana. Técnicos da Setur abordam os turistas e aplicam um questionário com diversas perguntas para definir o perfil dos visitantes.
De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, a base de dados servirá para que a prefeitura tenha conhecimento do perfil dos visitantes, de onde eles são, onde se hospedam, quais o meio de transporte que utilizam, a faixa etária, grau de instrução, entre outros.
Com essas informações, pontuou o secretário, será possível, além de traçar esse perfil, estabelecer futuras ações de marketing e definir uma nova política de turismo. “O questionário pode definir se as pessoas visitam a cidade em família ou sozinhas, se vem a lazer ou a trabalho, quais as faixas etárias delas, onde gastam e quanto, que meio de transporte utilizaram para chegar à cidade”, afirmou o secretário.
CAT Móvel – Além do Centro de Apoio ao Turismo em Tambaú, a Setur colocou nos principais pontos turísticos da cidade uma equipe para informar e orientar os turistas. Por meio do CAT Móvel, turismólogos atendem os visitantes e também distribuem material institucional de divulgação com todos os roteiros possíveis para serem feitos em João Pessoa com segurança.
O CAT Móvel circula pelos pontos turísticos de quarta-feira a domingo, pela manhã e tarde. Conforme escala definida, os pontos visitados nessa semana são: na quarta, Farol do Cabo Branco e Busto de Tamandaré; na quinta, Hotel Globo; na sexta, Igreja de São Francisco e Busto de Tamandaré; no sábado, Parque da Lagoa e Busto de Tamandaré; e no domingo, Parque da Bica e Parque da Lagoa.